terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Prêmio de Mendes Ribeiro

O político Jorge Alberto Mendes Ribeiro Filho tem muitas virtudes. Não fosse isso, não estaria em seu sétimo mandato eletivo entre vereador, deputado estadual e federal. O cidadão Mendes tem outras tantas. Uma, em especial, responde à satisfação coletiva com a qual foi recebida sua indicação a uma das principais pastas da República, na semana passada.

Até nem falo da mais notável de suas demonstrações de fidelidade: a que lhe fez amarrar seus laços com a presidente Dilma. Mas de sua lealdade cotidiana, oferecida a aliados, apoiadores, amigos. Já presenciei momentos em que o mundo conspirou contra alguém, escorraçou e condenou esse alguém. Mendes não. Era preciso primeiro se certificar, falar com o individuo. E antes que os interlocutores tentassem lhe arrancar uma sentença, Mendes disparava em tom de advertência: “ele é meu amigo”.

Mendes Ribeiro aprendeu logo aquilo que essencialmente move pequenas e grandes conquistas: a amizade. Na sua trajetória política construída sob muito suor, optou por sempre fortalecer isso. Se destacou ao valorizar as relações, enquanto a maioria dos seus pares faz isso sazonalmente, efemeramente.

O peemedebista pegou a mão de Dilma quando o tucano José Serra surfava bem à sua frente nas pesquisas. Foi voto vencido quando pediu unidade em torno da chapa apoiada por seu partido. Chegou a ser vaiado pelos companheiros, que apostavam no paulista. A antiga relação com o casal Dilma-Araújo e a certeza que ela venceria e que, acima de tudo, seria uma grande mandatária, falaram mais forte. Jorge Alberto Mendes Ribeiro Filho se tornou ministro, nesta terça-feira. E isto só foi possível pela combinação desta convicção de postura, de um faro invejável de futuro e, claro, de sua exemplar probidade. E é por tudo isso e por outras que os camaquenses sentiram orgulho desta promoção.

O Ministério da Agricultura não é o mais importante desafio deste portoalegrense, filho de um dos maiores jornalistas gaúchos e que enche a boca quando se refere à Sua Camaquã. Pode ser o de maior vitrine e mais complexo, mas a sua maior missão mesmo foi completar até aqui sua peregrinação política irretocavelmente devoto aos mandamentos sagrados da vida pública. Quando terminar este trecho, Mendes Ribeiro estará mais pronto ainda para outras caminhadas. Alguém duvida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg