domingo, 12 de setembro de 2010

São Lourenço: 33ª Expofeira confirma tendência de alta nos negócios

A julgar pelas médias alcançadas, pelas negociações iniciadas e também pelo público presente, pode se afirmar com convicção que a 33ª Expofeira de São Lourenço do Sul foi a confirmação da instalação do excelente ambiente de negócios do campo no Estado, evidenciado na 33ª Expointer. A feira da Zona Sul é a primeira das de primavera realizada depois do grande evento de Esteio.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de São Lourenço do Sul, Luiz Saalfeldt, houve grande procura de interessados por máquinas, tratores e veículos utilitários por produtores rurais que foram à feira. Negócios que costumeiramente acabam sendo concluídos posteriormente, seguindo a tradição do perfil do comprador local.

“Geralmente as revendas daqui acabam sempre fechando os negócios nas semanas posteriores à nossa feira; é um costume”, comentou o dirigente a quem os expositores se mostraram satisfeitos. Isso também vale na compra de animais. Os negócios fechados na feira ficaram com médias estabelecidas em R$ 5 mil na venda dos touros. Até às 17h de domingo, não havia sido ainda feita a contabilização final da quantidade de animais negociados.

Quatro cabanhas vencedoras expuseram na feira deste ano: Palmeira e Camboatã (Camaquã), Corticeiras (Cristal), Estância da Gruta (Turuçú), Doradilho (Barra do Ribeiro) e Tamanca (Santa Vitória do Palmar). Duas destas cabanhas levaram para SLS animais premiados na Expointer deste ano.

As atividades paralelas no evento auxiliaram na atração de público. Mostra da Indústria e Comércio, Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos e o 5º Coma Arroz são algumas delas, além da Exposição de ovinos, pôneis e aves e do Concurso de Ordenha Jersey.

Na sexta-feira, um total de dez representações de associações comerciais da região se reuniu no Sindicato, numa reunião promovida pela Federasul. A feira também teve a visita oficial do secretário estadual da Agricultura. Gilmar Tietböhl participou da abertura oficial da feira, no sábado, e fez visitação aos estantes e expositores de animais.

Público maior
Também no sábado à noite, houve show com Joca Martins. No domingo, o Grupo Tchê Parceiros subiu ao palco. Outros artistas também mostraram seus trabalhos. Um deles foi a artista plástico Noé César, que faz gravuras de cavalos crioulos. Ele lançou na feira seu novo álbum de imagens da raça.

O evento, cujas bilheterias registraram um público total de 9, 2 mil pessoas, foi uma promoção do Sindicato Rural e da Associação Comercial de SLS, com a o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg