domingo, 26 de setembro de 2010

Química que não para

Quando começar a serem abertos os números das urnas da região, no próximo domingo, mais uma vez aparecerá em relevo o nome de um político. É o de Mendes Ribeiro Filho (PMDB), deputado federal em quarto mandato, que conseguiu uma liga rara com a população local.

A começar que Mendes não é nascido na costa da Lagoa. Como poucos forasteiros, porém, se enraizou na realidade de Camaquã, de Arambaré, de Chuvisca e por ai se vai.

Um enraizamento que diga-se, atende pelo nome de entendimento. O advogado e filho de um dos maiores nomes da comunicação gaúcha, leu como nenhum homem público de fora havia lido as necessidades e os potenciais destas aldeias do leste central. Mais do que isso, compreendeu o nativo, se tornou próximo dele.

Aos 55 anos, 35 deles dedicados à vida pública e a um único partido, Mendes Ribeiro tem a sua trajetória marcada também pela retidão. Eis ai mais uma explicação para cientistas políticos ou historiadores interessados no fenômeno. Alguém pode dizer que ser honesto é mera obrigação. E é mesmo. Mas a julgar pelas tentações que tanto rondam e fazem políticos cair em desgraça, comportamentos públicos que preservam o caráter são cada vez mais premiados.

Falando de Camaquã, especificamente, a química entre o político e sua população é traduzida em números: na eleição de 1998, Mendes Ribeiro fez 11.399 votos em Camaquã. Na de 2006 foram 15.032 votos - 41% dos votos válidos dos camaquenses foram computados para Mendes. E esses números devem ser ainda maiores em 2010.

Mas chegar a uma escalada crescente de preferência exige bem mais do que um comportamento simpático. Afinal, somente de carisma políticos não sobrevivem. É preciso apresentar resultados à clientela. Quando eles se fundem, perfeito.

Nos últimos anos é difícil falar de uma benfeitoria pública da região que não tenha a marca de Mendes Ribeiro. Do asfaltamento da RS-350 às ruas calçadas de Tapes, Cristal, Dom Feliciano, está lá o dedo do peemedebista. Mais do que o dedo, Mendes é o braço da região na poderosa Brasília, de onde espirra o grosso dos recursos que irrigam as obras das prefeituras.

Uma história recente ilustra bem a linha do trabalho do parlamentar. Há cerca de um mês, já em franca campanha à reeleição, Mendes foi convidado pelo presidente da Fundasul para intermediar e lhe acompanhar em uma reunião que trataria dos interesses da faculdade em Brasília. A Fundasul sempre foi tema de interesse de Mendes, que não pensou duas vezes e no dia combinado já esperava Rubem Machado em seu gabinete. De lá, partiram para o Ministério da Educação, onde a segunda autoridade da Pasta já os aguardava.

E assim um dia de campanha foi perdido. Lamentação? Nenhuma. Mendes voltou para o Estado no mesmo dia, com a convicção de que da reunião uma solução fora bem encaminhada para a dívida previdenciária da instituição. E também que em breve ela poderá contar com novos cursos.

Ninguém faz metade dos votos de uma cidade de graça. Ninguém.

2 comentários:

  1. O deputado Mendes Ribeiro Filho é um camaquense de coração, um político que batalha por nossa terra e por nossa gente, não é como certos candidatos que caem de paraquedas aqui só para angariar votos em época de campanha.O Mendes faz por Camaquã...o reconhecimento pelo que ele faz deve ser demonstrado no pleito do dia 03 de outubro! Vanusa

    ResponderExcluir
  2. O Alex foi muito feliz em suas colocações, pois Mendes Ribeiro Filho é aquele político que desde que conheceu a nossa região, jamais deixou de trazer recursos para cá. Muitos eleitores não compreendem que em suas mãos está o destino da nação e principalmente da comunidade onde reside, portanto devemos fazer uma reflexão muito grande na hora de exercermos o direito que nos foi concedido e analisar quem já fez algo pela terra que amamos e que com certeza irá continuar fazendo. Porque se os camaquenses fizerem as reflexões corretas, Mendes mais uma vez será o fenomeno de votos em Camaquã.

    ResponderExcluir

Leg