sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dilma resistirá?

Os bem intencionados entram e saem de governos e nada levam, a não ser o histórico de gestão – bom ou ruim. Os mal, já entram na máquina objetivando mais. Querem se dar, levar o seu. Afinal, é tanto dinheiro mesmo né, que passa em volta?

A família Guerra, tudo indica pertencia mesmo a este segundo grupo. O grupo no qual se incluem os saqueadores caras de pau do estado, travestidos de competentes servidores.

Erenice caiu ontem. A substituta de Dilma Rousseff na Casa Civil saiu pelos fundos do Planalto depois de virem às luzes mais uma denúncia envolvendo propinagem na Casa Civil. Mas mesmo que se a Folha de São Paulo não tivesse trazido ontem a acusação da empresa EDRB do Brasil, de que o filho de Erenice cobrava comissão para liberar empréstimo bilionário do BNDES, ela cairia.

Sobre este caso, aliás, ele é idêntico ao revelado pela Veja, com a diferença que os valores da propina são bem maiores: ao invés de R$ 5 milhões, R$ 400 milhões. “A taxa de sucesso”, segundo o eufemismo picareta.

O mais interessante é que não parece haver o mínimo interesse do governo Lula em ir a fundo na investigação, esmiuçar outros casos da Casa Civil, punir. A preocupação única é a de isolar isso da campanha eleitoral, que tem a candidata oficial excelentemente bem cotada nas pesquisas.

Aliás, o próximo governo deveria repensar muito sobre a Casa Civil. A começar pelas nomeações que ali forem feitas. Se tem um lugarzinho talhado para escândalo no governo Lula, este é a Casa Civil. O gabinete, diga-se, mais próximo gabinete de Lula. Vide José Dirceu, Valdomiro Diniz...

Seja como for, o escândalo dos Guerra ainda não prejudicou a campanha de Dilma. Até aqui, pelo menos. Ontem , o Datafolha divulgou nova pesquisa mostrando estabilidade ou leve melhora de sua preferência. Isso não quer dizer que continue assim. No fim de semana, a Veja deverá traz nova bomba.

Se a candidatura de Dilma conseguir resistir a tudo isso, Lula se consolida mais ainda como fenômeno. Será a sua popularidade vencendo tudo e a todos – inclusive indignação coletiva dos graves desvios cometidos por apaniguados ligados a ele e à sua candidata. E isso realmente não é para qualquer um. Nem para o campeão Getúlio Vargas.

Mas sobre as pesquisa de ontem, creio que ainda ela não trouxe nenhuma alteração pelo fato de ainda estar fresco o escândalo. O público geral ainda não assimilou bem a gravidade da coisa e as ligações de seus personagens. Na semana que vem, porém, tudo estará mais claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg