segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bens culturais do Museu recebem restauração

Graduada em Licenciatura em Artes Visuais e acadêmica dos cursos Bacharelado em Museologia e em Conservação e Restauração de Bens Culturais, pela UFPEL, Morgana da Silva Camargo, está realizado um trabalho voluntário de restauração e conservação dos objetos culturais do Museu Municipal Divino Alziro Beckel.

De acordo com Morgana o trabalho a ser realizado constitui-se no processamento técnico do acervo, onde serão documentados os bens culturais com a finalidade de catalogação, registro, livro tombo e ficha catalográfica. E o serviço de conservação e restauro farão parte integrante do processo técnico e assim com o resultado dessa ação, os documentos ganharão seus devidos cuidados. “O objetivo principal é estender a vida útil deles através de tratamento correto. Seja por meio de exame de estrutura para diagnosticar causas de dano ou de tratamentos científicos comprovadamente adequados pela prática com a finalidade de evitar, deter ou estabilizar o processo de degradação”, explica.

A coordenadora do Museu Zuleica Nunes, afirmou que este trabalho é de suma importância para o município, pois os museus tendo como finalidade o cuidado e a preservação da cultura, nos quais o público confiou a coleta, justifica a ação do trabalho a ser realizado. “Dessa forma estamos ofertando a possibilidade de propor à população camaquense e ao público externo à cidade, o compartilhamento da história da região, contada através desses bens que compõem o acervo da Instituição”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg