quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Aberta a Semana da Pátria

Ocorreu nesta quarta-feira, a abertura da Semana da Pátria 2010, com o acendimento da Pira da Pátria, localizada na Praça Zeca Netto. A abertura foi prestigiada por autoridades civis, militares e religiosas além dos homenageados deste ano. A Semana da Pátria do município tem como tema: “Consciência Cidadã: ações que transformam e fazem a diferença”, criado pela professora da EMEI Irmãos Maristas, Maria Marlete Martins Machado, e a ilustração é uma criação do aluno da EMEF Sylvio Luiz, Leonardo Saraiva Fontoura.

O Fogo Simbólico da Pátria foi conduzido pelo aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Elisandro da Silva Santos e transferido para a Pira da Pátria pelo servidor da Secretaria Municipal da Fazenda, Juliano Rosales. Na sequência, a banda mirim da EMEF Bento Dias realizou a apresentação em homenagem à Pátria.

Em seu pronunciamento o prefeito Ernesto Molon destacou a importância da união dos esforços de ensinar nossas crianças e nossos jovens a viverem com a consciência de que o bem comum é coletivo e é sempre construído: “Não importa exatamente a profissão que temos ou que nossos jovens escolherem, uma vez que o fio condutor de nossas existências e de nossas atividades será sempre a responsabilidade social que implica no afastamento dos interesses meramente privados, no distanciamento da busca apenas do sucesso pessoal isolado, em geral vazia, para que seja construída uma sociedade mais solidária e fraterna”, reiterou.

A presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã, Adalgisa Bobrowski, citou Antoine de Saint Exupéry: “O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quando o destino”, lembrando que devemos das pequenas ações o ponto de partida para uma firme caminhada em direção à responsabilidade social, como valor fundamental na transformação da sociedade. A diretora da EMEI Irmãos Maristas, Eva Rosi, realizou a reflexão representando a comunidade lembrando que o exercício da cidadania é feito em conjunto para termos forças e por isso se faz fundamental a união de esforços em prol do bem comum.

O tradicional Desfile Cívico ocorrerá no domingo, dia 5, às 13h, pela Avenida Olavo Moraes, em caso de chuva o desfile será no dia 7, terça-feira. No dia 2, às 19h, será realizado o Culto Ecumênico no Auditório Zilda Maria Azambuja da Secretaria Municipal de Educação. Na terça-feira, 7, às 14h ocorre o tradicional Desfile de Bandas e às 17h o Arriamento dos Pavilhões que marca o encerramento da Semana da Pátria. Para mais informações ligue 3671-3496.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg