quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pesquisa Ibope mostra Dilma com 40% e Serra com 35%

Encomendada ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a nova pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, liderando a corrida ao Planalto pela primeira vez. A petista tem 40% das intenções de voto, contra 35% do candidato à Presidência do PSDB, José Serra. Marina Silva, do PV, tem 9%.

Dilma lidera no cenário em que o Ibope inclui somente a petista, Serra e Marina. No cenário que reúne 12 candidatos, Dilma soma 38,2%, Serra, 32,3% e Marina, 7%.

Na pesquisa CNI/Ibope anterior, realizada em março, Serra tinha 38%, Dilma, 33% e Marina, 8%. No início de junho, em estudo do Ibope encomendado pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, Dilma e Serra apareciam empatados com 37% das intenções de voto. Marina Silva apareceu com 9%.

A margem de erro do levantamento divulgado nesta quarta-feira é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Eleitores que disseram que votarão branco ou nulo somaram 6%. Os que afirmaram ainda não saber em quem votar são 10%, segundo o Ibope.

Em relação à rejeição dos candidatos, 23% disseram que não votariam em hipótese nenhuma em Dilma Rousseff. Os que rejeitam Serra são 30% e os que nunca votariam em Marina somam 29%.

A capacidade de Lula de transferir seus votos registrou uma leve redução entre os entrevistados pelo Ibope. Em março, a preferência dos entrevistados por um candidato indicado por Lula era de 53%. No levantamento divulgado nesta quarta-feira, 48% dos entrevistados disseram votar no candidato do presidente. A vontade de votar em um candidato de oposição foi manifestada por 10% dos entrevistados, cenário igual ao de março.

Ainda segundo o levantamento, 75% consideram ótimo ou bom o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A avaliação pessoal do presidente atinge 85% de aprovação, recorde na série histórica da pesquisa CNI/Ibope. O percentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo é de 3%, segundo a pesquisa. Os que julgam o governo regular são 20%. Na avaliação pessoal do presidente, 11% desaprovam Lula, o índice mais baixo já registrado pelo levantamento.

O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 19 e 21 em 140 cidades. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 16292/2010.

(Fonte:Ibope)

Leg