quarta-feira, 16 de junho de 2010

O consistente Bernardo de Souza

Faleceu, hoje, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Pelotas, Bernardo de Souza. Conversei e entrevistei algumas vezes Souza. O que me marcava muito nestes encontros com o político, nascido em Pedro Osório, mas com sua história política construída em Pelotas, era sua capacidade de argumentação. Souza era esmiuçador, detalhista, o que vai de encontro do gosto da maioria dos repórteres, que gostam de objetividade.

Mas com Souza havia algo diferente. Na mesma medida que era extenso, era também consistente. Era um estudioso da administração pública. Sabia de suas deficiências e apresentava soluções. Sabia muito e por isso precisava falar.

Foi reconhecido em tempo. No auge da dicotomia política do final dos ano 90, quando o PT jactava-se do Orçamento Participativo de Porto Alegre, a oposição lembrava sistematicamente que o esquema de democratização do orçamento tinha ele como o pioneiro no RS, quando fora prefeito de Pelotas. Os adversários de Olívio Dutra não mentiam. E assim, por outros interesses, deram publicidade com justiça ao feito.

Com longa passagem pelo PMDB, Souza se transferiu para o PPS naquele desentendimento Britto-PMDB, na campanha de 2002. Foi secretário estadual de Educação e também da Justiça e Segurança nos governos peemedebistas. Do PPS não se desfiliou mais.

Em 2005 saiu da cena política, depois do diagnóstico de Parkison. Há poucos meses foi homenageado pelo Assembleia Legislativa e teve sua vida contada num livro.

A política gaúcha perde um tenaz colaborador. A Zona Sul um filho ilustre, que orgulhou seus conterrâneos, vizinhos, eleitores, familiares e todos que o conheceram.

Leg