sábado, 1 de maio de 2010

Atmosfera ideal para se ter um real representante

A desistência de João Carlos Machado (PP) em concorrer a deputado estadual deu novo ânimo aos nomes regionais que irão pôr candidaturas para o mesmo posto na rua, em breve.

São dois os políticos locais definidos para concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa: o ex-secretário de Turismo de São Lourenço do Sul, Zelmute Oliveira (PT) e o ex-prefeito de Cristal e de SLS, Beto Grill (PSB).

Vantagem
Por já estar a mais tempo com sua intenção declarada e pela sua exposição pública é recente e positiva, Zelmute larga com vantagem. Além disso, tem o apoio total do PT de SLS, que detêm a prefeitura e conseguiu o apoio quase unânime do PT camaquense, cuja organização é crescente.

Aliados
O PT de Camaquã também possui forte influência no PDT, a quem apoiou nas últimas três campanhas para prefeito.

Ponte
Atuando na área de saúde como médico ortopedista, Beto, que foi candidato a governador na última eleição estadual, tem um sonho real: administrar a terceira prefeitura da região. No caso, Camaquã.

Desafio
Fazer com que os votantes locais se convençam que realmente o seu desejo é de ser deputado – e não apenas ganhar musculatura para 2012 – é a missão inicial de Grill.

Meta definida
Já o jornalista Oliveira faz pelo menos um ano que deixou clara sua idéia de se transferir para Assembléia no ano que vem - com ou sem João Carlos no páreo. Além disso, no PT de SLS existe um acordo para que o candidato a suceder José Nunes na prefeitura em 2012 seja seu vice Daniel Raupp.

Paróquia vital
O fato é que para quem pretende vencer uma disputa estadual tendo a Costa Doce como ponto de partida, os votos de Camaquã são preponderantes. Se entrasse na disputa, o ex-prefeito de Camaquã teria uma votação espetacular (no mínimo 20 mil votos) . Com João Carlos Machado fora do páreo, dificilmente o PP conseguirá transferir sua preferência para um correligionário de fora.

Herança bendita
A tendência natural dos eleitores locais em serem bairrista sempre tem um beneficiado. O que conseguir mais captar mais esse sentimento e se identificar com a região não herda toda, mas uma significativa parte dos créditos que iriam para conta eleitoral de Machado. E diga-se: ai está a contribuição de João Carlos. Ao ser lançado, aguçou mais ainda o sentimento de ser ter um representante regional no parlamento gaúcho.

Credenciais
Por paradoxal ideologicamente que pareça, o teoricamente favorito da herança é justamente alguém de um corner bem oposto partidariamente falando. A constância e a perseverança do petista Zelmute Oliveira, aliada ao seu espólio público gerado a partir do trabalho no turismo regional lhe credenciam para isso.

Gaudério
Pompeo de Mattos (PDT) deverá dispensar o jatinho para fazer campanha de vice de José Fogaça. Vai troteando num pingo, com os santinhos na mala de garupa. Êta índio véio!

Parente 1
Entre os tantos contadores e gente da área financeira de Camaquã que poderiam assumir a Secretaria da Fazenda do município o prefeito Ernesto Molon convidou um primo para exercer a função.

Parente 2
Noves fora a legalidade e capacidade de Leonardo Lorenzetti, a intenção da nomeação é no mínino questionável eticamente. Afinal, a Lei anti-nepotismo se tem suas exceções, deveria servir de parâmetro para o conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg