quinta-feira, 29 de abril de 2010

Camaquã: secretário da Fazenda pede para sair

Napoleão Kasprzak (PP) não é mais o secretário da Fazenda de Camaquã. Ele se desliga do cargo após sete anos de atuação ininterrupta. A saída foi confirmada pelo prefeito Erneso Molon (PMDB), em entrevista à Rádio Camaquense na manhã desta quinta-feira. Ele foi nomeado a titularidade da pasta em 2001, pelo então prefeito João Carlos Machado (PP). Em 2007, quando assumiu o governo, Molon o manteve no cargo.

Responsável pela recuperação do equilíbrio e da credibilidade do setor de finanças do município, Kasprzak, bancário aposentado, vinha sofrendo pressões desde a posse de Molon. O PMDB forçava sua saída com a intenção de ocupar uma pasta considerada politicamente estratégica da administração.

Molon resistia, mas os ruídos entre os dois aumentavam – técnica e politicamente. Na medida em que aumentavam as insatisfações de Molon pelo fato de metas fazendárias não terem sido alcançadas na transição orçamentária de 2009-2010, Kasprzak mostrava impaciência com a forma de agir política do chefe.

A entrevista dada ao jornal Gazeta Regional há algumas semanas, na qual Molon criticava rispidamente a oposição e sua base no Legislativo, deixou a direção do PP e Napoleão indignados. A matéria foi veiculada uma semana depois de o PP convocar Molon, durante três horas num sábado de manhã. O encontro tinha o objetivo de orientar as ações do prefeito.

As críticas do secretário, feitas a interlocutores chegaram ao gabinete. Após uma conversa no início da semana com Molon, Kasprzak pôs seu cargo à disposição a um resignado Molon. Para o seu lugar, Molon convidou o primo Leonardo Lorenzetti , que atuou na tesouraria do Hospital Nossa Senhora Aparecida. Trabalhando em Canoas, Leonardo já foi convidado por Molon e deverá assumir o posto na próxima semana.

Em duas semana essa é a segunda baixa do governo. No dia 16, o professor Jorge Jardim tinha se despedido da Secretaria de Educação.

Um comentário:

  1. Foi um dos melhores secretários da pasta, dos ultimos anos. Resolvia as coisa alí, na hora. Como contribuinte e profissional da contabilidade sou testemunho da Presteza de Seu Napoleão. E mais, Educado, simples e honesto. A administração perde um Grande Secretário. Outro que poderia preencher este vazio é o dr. José Joaquim Ness. Politico e Experiente. Taí a dica.

    ResponderExcluir

Leg