segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Morador da Pacheca desabafa

"Caríssimo jornalista Alex Soares, sugiro em nome de alguns moradores do 6º distrito, como pauta de reportagem, que o senhor faça uma viagem à região da Pacheca, Charqueada e Ilha Santo Antônio. E relate para a sociedade que não é somente no Nordeste que existem miséria e pobreza. Aqui, bem perto, também existe uma comunidade abandonada pelo poder público. Essa comunidade que é abandonada historicamente, desde a Revolução Farroupilha. Por Camaquã, passaram todos os grandes partidos políticos nos últimos anos, mas todos deram as costas para aquela região.

É grande a baixa-estima da população neste lugar, motivada pelo abandono social. Lá, o emprego e escasso e sazonal, a renda é mínima e os governos ajudam a piorar a situação, não retornando nenhuma parcela de imposto arrecadado, haja vista que naquela região a produção de arroz e de gado e farta. Para onde vão os impostos? Os agropecuaristas sonegam?

Em 2012, lá estarão todos esses mesmos que estão no poder pedindo votos da população e prometendo ações sem intenção de cumpri-las. A população não quer esmolas do governo, somente clama pela conservação das estradas intransitáveis. Lá, as pessoas que têm que comprar algum bem durável em Camaquã, pagam muito pelo frete, que para aquela região e mais caro. O custo do escoamento da produção também é mais caro, pelo mesmo motivo.

Os alunos que tem que enfrentar de ônibus estes obstáculos, todos dias, sofrem duplamente. As viagens são cansativas e os ônibus são desconfortáveis, além de correrem riscos de acidentes por causa da conservação das estradas.

Grato pela sua atenção e confiante na sua isenção partidária como profissional, receba aqui a nossa indignação".

Luís Fernando Longaray

Leg