terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Molon e Devantier quebram tradição

O pepista Nelson Devantier assumiu interinamente a chefia do Executivo de Camaquã. A posse, ocorrida no último dia de 2009, dá poderes ao vice eleito até o último dia de janeiro - período em que permanece de férias o titular do cargo, Ernesto Molon (PMDB). Secretários e servidores acomapanharam a posse, realizada no gabinete principal da prefeitura.

Peça importante na campanha eleitoral de 2008, Devantier tem sido uma fiel referência de Molon, de quem foi colega de legislativo. E Molon faz questão de demonstrar a confiança sempre que pode.

A recíproca relação de Molon e Devantier quebra uma tradição da política local. Nos últimos quatro mandatos, todos prefeitos e vices tiveram rusgas. Nas admnistrações trabalhistas, Hermes Rocha e Tereza Delfini chegaram a romper no ínicio da década de 90. O mesmo aconteceu depois, com José Cândido e André Oswaldt.

João Carlos Machado (PP) e Eleci de Freitas (PSDB) nunca se degladiaram publicamente, mas veladamente mantiveram uma relação fria durante a gestão. E não foi porque Molon acabou sucedendo João Carlos que a ligação dos dois era perfeita. Ao contrário, enfrentou muitos problemas de sintonia nos dois anos em que ambos foram prefeito e vice.

Molon e Devantier talvez inaugurem uma nova era. É muito cedo, porém, para tornar isso definitivo. Interesses e contrariedades partidárias geralmente jogam contra e comprometem o bom convívio.

Leg