quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mais do que uma disputa

A acomodação para disputa eleitoral deste ano possui relação direta com os próximos pleitos de pelo menos três municípios da Costa Doce. Eixo central de qualquer quadro que tente desenhar está necessariamente a candidatura (e possível êxito) de João Carlos Machado à uma cadeira na Assembleia Legislativa. Sua desistência também.

Mais do que ver seu líder maior vencer uma eleição estadual, o PP de Camaquã torce pelo sim de João Carlos por um motivo óbvio: eleito deputado, João Carlos cacifa a sigla, que hoje não possui um nome convincente, com chances reais de retomar a cadeira executiva da principal prefeitura da Região. Um nome que seja apoiado por um deputado local tende a se fortalecer bem mais.

O destino de outro pepista também passa pelos desdobramentos deste ano. Em ascensão política, o prefeito de Sentinela do Sul, Marcus Vinicius de Almeida tem um leque de opções pela frente: tentar ser deputado estadual, caso João Carlos decida por não concorrer, e logo adiante, se tornar a opção do PP de duas cidades: Camaquã ou Tapes.

Eleito presidente da Famurs em 2009, Vinicius tem surfado na evidência estadual, mas mantêm os pés firmes na Costa Doce. Sabe que qualquer aspiração mais ousada, passa necessariamente pela aprovação regional. O prefeito de Sentinela tem também o apoio de figuras históricas do partido. Em Camaquã, tem João Carlos Machado, entusiasta de sua carreira. Em Tapes, tem a simpatia do ex-prefeito Luiz Carlos Garcez.

Em Tapes as chances de Marcus Vinicius se tornar prefeito seriam bem maiores que em Camaquã. O município de João Carlos, no entanto, pelas proporções, é infinitamente mais sedutor sob o ponto de vista político. Se o PP de ambas as cidades se derem conta a tempo, Vinicius pode se tornar o curinga das disputas. Abrir cancha desde já para Vinicius é uma postura inteligente por ser preventiva.

Outra figura cujo futuro passa por 2010 é o de Beto Grill (PSB). Candidato a vice na chapa de Hermes Rocha (PDT),na eleição de 2028, se fizer uma votação consistente para deputado estadual, Grill carimba seu credenciamento para a disputa da prefeitura de Camaquã, em 2012. Se for mal, seu sonho de ser prefeito de três municípios será irremediavelmente comprometido.

Também concorrente da eleição estadual, o presidente da AD Costa Doce e secretário do Turismo de São Lourenço do Sul, Zelmute Oliveira. Candidato do PT regional à uma vaga de deputado estadual, tem alcançado um prestígio crescente em vários segmentos. Por seu trabalho forte na construção de um modelo de desenvolvimento regional, o petista vem quebrando paradigmas ideológicos históricos.

Se sair vitorioso ou mesmo conquistar uma ampla votação, passa a ter um peso bem mais expressivo para a permanência do PT na prefeitura de São Lourenço do Sul. Já está decidido que o nome do PT para substituir José Nunes é de Daniel Raupp, também do PT e seu vice. Com Zelmute forte, o PT se torna imbatível na disputa com PMDB e PP em São Lourenço.

Leg