domingo, 10 de janeiro de 2010

Acampamento de Tapes: jovem gaiteira leva dois troféus. Música de Bira Lopes leva o de melhor canção

Fotos: Conectsul
Confesso que eu esperava bem menos do 15º Acampamento da Arte Gaúcha. Afinal, foi um ano difícil, de crise. E isso repercutiu nos eventos, principalmente no que se refere à captação de patrocínios. Mas deu tudo certo e o Acampamento cumpriu seus dois principais objetivos: revelar artistas e animar tapenses, veranistas e visitantes.

Na cobertura ao vivo pela Rádio Tapense, que se estendeu por três madrugadas, Enon Cardoso e eu narramos os detalhes da festa, conversamos com os músicos, com o público e anunciamos os vencedores. Narramos, por exemplo, a emoção da grande vitoriosa do festival. Ela tem 17 anos, uma graça de menina e é gaiteira. A tapense Andressa Barbosa (foto) foi escolhida a melhor entre os músicos pelos jurados (entre os quais Robledo Martins e Flávio Hansen) na categoria instrumental. Pelo público foi também aclamada e levou para casa o troféu de mais Popular do Evento. Ambos com a música La Partida, arranjada e executada por ela.

Já na categoria canção, Domando um Potro, de autoria do camaquense Bira Lopes, venceu o festival. A música, que defendeu Guaíba, também levantou o público. Letrista de primeira linha, seja de músicas, seja na linha das pajadas e das poesias, Bira Lopes venceu com toda justiça a disputa.
O Acampamento, que se encerrou na noite deste domingo, levou tranquilamente mais de 6 mil pessoas ao parque Afonso Sinchem, desde quinta-feira. O sábado foi o dia de maior movimento. Shows com Luiz Marenco e César Oliveira & Rogério Mello também ajudaram a atrair gente.

Leg