quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Secretária foi quem apontou irregularidade

A secretária estadual da Cultura, Mônica Leal (PP), se manifestou em seu blog (http://monicalealrs.blogspot.com) sobre o projeto do Multipalco do theatro São Pedro. Esta semana, o Ministério Público Estadual denunciou o antecessor de Mônica, o democrata Roque Jacoby por liberar R$ 2,3 milhões a mais do que o autorizado pelo Conselho Estadual da Cultura. É este conselho que analisa as propostas encaminhadas para se enquadrarem na LIC (Lei de Incentivo à Cultura).
Mesmo sendo cuidadosa com as palavras, Mônica Leal deixa clara sua posição crítica sobre a decisão do tucano. Já o ex-secretário nega prejuízos ao Estado e diz não ter nada a temer. Falou que se não tivesse feito a suplementação as obras parariam.

Abaixo, o texto de Mônica, cujo título é “Caso Multipalco”

“Minha primeira visita oficial, na condição de Secretária de Estado da Cultura , foi ao então Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sandro Pires. Naquele momento fui informada que dentre os projetos apurados como irregulares, em inspeção do ano anterior, encontrava-se o do Multipalco. Preocupei-me por demais, já que o Theatro São Pedro é uma Instituição Cultural subordinada à minha Pasta. Estudei o relatório do TCE , me aprofundando nas irregularidades do Projeto do Multipalco no Sistema LIC e concluí que deveria imediatamente submeter à apreciação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a fim de receber uma orientação para o encaminhamento de assunto de tamanha gravidade. A posição jurídica da PGE foi no sentido de que a Secretaria da Cultura não mais aprovasse nenhum projeto relativo à obra de construção MULTIPALCO e tampouco liberasse recursos decorrentes de compensação fiscal. A decisão da Douta PGE veio a ratificar minha maneira de ver o mundo e as coisas que nele acontecem: a legalidade é o meu rumo, mesmo sabendo da importância da conclusão da obra do MULTIPALCO.”

3 comentários:

  1. Secretária foi quem apontou irregularidade
    A secretária estadual da Cultura, Mônica Leal (PP), se manifestou em seu blog (http://monicalealrs.blogspot.com) sobre o projeto do Multipalco do theatro São Pedro. Esta semana, o Ministério Público Estadual denunciou o sucessor de Mônica, o tucano Roque Jacoby por liberar R$ 2,3 milhões a mais do que o liberado pelo Conselho Estadual da Cultura...EX TUCANO...EX secretario do RIGOTTO.."""no GOVERNO YEDA não tem SUCESSOR NESTA SECRETARIA SEMPRE FOI A MÔNICA LEAL"""

    ResponderExcluir
  2. O SECRETARIO ROQUE JACOBY E DO PARTIDO do DEM assessor deputado "'ONIX '" DO DEM

    ResponderExcluir
  3. Nesta terça-feira, o Clic RBS deu notícia falando sobre irregularidades relacionadas à Lei de Incentivo à Cultura (LIC) cometidas pelo ex-secretário de Cultura Roque Jacobi. Ele teria ignorado os limites estabelecidos para a renúncia fiscal de empresas, de modo a serem captados mais recursos para o financiamento do Multipalco do Theatro São Pedro do que o permitido.

    Basicamente, a notícia é esta e nem parece ter endereço. Mas tem.

    A subliminaridade, que pega pessoas desavisadas de surpresa e as confunde, está escondida na sonegação do período em que Jacobi foi secretário. Ao não informar que se refere à gestão de Germano Rigotto, a RBS deixa margem à interpretação de que se trata do governo Yeda, no que seria uma nova pedra no sapato da governadora.

    É de artimanhas como esta que se valem aqueles que querem prejudicar sem deixar explícito tratar-se de algo deliberado. O prejuízo não costuma ser pequeno.

    ResponderExcluir

Leg