terça-feira, 13 de outubro de 2009

Exposição retrata caudilhos gaúchos

Através de uma parceria firmada entre o Memorial do Rio Grande do Sul e a URI-Santo Ângelo - Universidade Integrada do Alto Uruguai, nasceu, em 2005, a exposição "Os Caudilhos do Rio Grande do Sul". A mostra que fica de 13 a 30 de outubro no Museu Divino Alziro Beckel, localizado na Secretaria de Cultura e Turismo, reúne imagens e informações detalhadas sobre lideranças do Estado. Bento Gonçalves, Antônio de Souza Netto, João Antonio da Silveira, Bento Manuel Ribeiro, Gumercindo Saraiva e Honório Lemos são algumas delas.

Trata-se do perfil-biografia das personalidades que fizeram história em diferentes épocas do RS. Homens, líderes campeiros, do interior do estado, que destacaram-se no cenário histórico e local, são "dissecados" para o público. Estão expostas opiniões à parte dos sujeitos encarados hora como heróis e hora como bandidos da nossa história.

São retratados ao longo da exposição, figuras que lideraram campanhas, que impuseram armas nas mãos de pessoas simples, que lutaram por seus ideais. Nomes presentes no período das cisplatinas, farroupilha e federalista. É uma viagem e uma reflexão sobre como pensavam e agiam os líderes dos nossos antepassados. O Museu está localizado no Forte Zeca Netto, Rua Zeca Netto, 20. Informações e agendamentos pelo 3671-5288. (Colaborou: Gabriela Brito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg