quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Semelhanças e ambiguidades

Este encontro aqui em Belém na verdade vai além da Bubalinocultura. Ele acontece num local chamado Hangar, um grande Centro de Convenções próximo do Aeroporto. Agora pela manhã esse evento, que discute a Pecuária do Norte, foi aberto. As figuras de expressão do setor primário e da política do Pará estiveram aqui. Entre elas, a da governadora Ana Júlia Carepa (PT). Ela fez um discurso longo, a gosto dos pecuaristas. Nos bastidores, entretanto, é nítido o seu desgaste - principalmente pelo seu histórico de ambiguidade relatada por alguns ruralistas. "Um dia ela está incentivando invasões em Altamira, no outro ela alisa os produtores", disse um deles.

Entrevistei Ana Júlia. Ela é simpática, atenciosa e articulada. Mas deverá ter muitas dificuldades em se reeleger, apesar de suas articulações estarem avançadas. Um exemplo de dificuldade: conversei há pouco também com um trabalhista, detentor de um alto cargo no estadual paraense. Ele disse que o PDT, que tem o vice-governador daqui, está rachado e tende a desembarcar do governo na primeira oportunidade.

Aliás, Qualquer semelhança com um partido grande ai do Sul e que apóia (teoricamente) o governo Yeda Crusius não é mera coiscidência. Na história das tetas mamadas até o limite apenas mudam os atores.

Belém já respira o Cirio de Nazaré, que acontece daqui a duas semanas. Mas ruas, na TV, nos rádios e nos jornais, barulhentas e coloridas publicidades patrocinadas por grandes empresas anunciam o evento. Multidões de fiéis do Interior começam a se preparar para as romarias até Belém.

Dois anos depois de vir a Belém me reencontrei ontem com um dos lugares mais interessantes deste Brasil: a Estação das Docas - uma série de barzinhos instalados no Cais de Belém. Na turma de criadores de Búfalos de todo o Brasil que estiveram lá - entre os quais o seu Delfino Becher, o João Ghaspar, surgiu aquela pergunta: e por que Porto alegre não fez ainda a mesma coisa com seu porto? Mas uma hora sai. Somos esperançosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg