sábado, 5 de setembro de 2009

Momentos especiais em Esteio

É sábado e o ânimo não poderia ser melhor do pessoal que trabalhou com afinco nos últimos meses na preparação da Expointer. Ontem, quando espocavam os fogos, na cerimônia oficial de abertura, registrei a emoção destes servidores. A maioria não aparece nas manchetes da semana, mas suas ações certeiras são absolutamente fundamentais. Ali, vi os colegas comemorando, faceiros pelas metas cumpridas. É verdade que é muita gente que se envolve num evento destes, mas alguns parecem se aprofundar mais – física e emocionalmente.

Outro instante, a meu ver, mágico foi a descida da governadora Yeda Crusius à pista central onde ficam os tratadores no Desfile dos Campeões. Ao lado de João Marchado, que não escondia a satisfação, Yeda cumprimentou um a um. E sobre o barro do gramado da pista os tímidos trabalhadores iam estendendo as mãos, num misto de surpresa, timidez e orgulho. Houve muito de simbolismo nesta iniciativa da governadora. Alguém até poderá atribuir o gesto à campanha eleitoral que se aproxima, minimizando-o, desdenhando-o. Mas foi elegante e acima de tudo humano. E imaginei esses peões chegando de volta às suas cidades, em casa, no bolicho, na lida, comentando com os seus que a governadora lhe apertou a mão na festa de Esteio.

E vi também um secretário da Agricultura exultante. E comentei com ele, enquanto a governadora era cercada por repórteres, que era mais um momento vitorioso dele que eu testemunhava. Dias antes, falando com sua esposa Jussara, ela observou que o marido sempre gostou de estar na Expointer, como produtor, como visitante, longe ainda do ambiente político. Imaginem como ele deve estar agora, sendo o sujeito que comanda a festa, fazendo com que ela tenha alcançado sucessivos recordes nos últimos três anos.

(Foto: Jefferson Bernardes)

2 comentários:

  1. Caro Alex, um pouco de imparcialidade faz bem pra todos, a Expointer desse ano foi uma das mais fracas dos últimos anos, o que salvou foi a Agricultura Familiar, q vendeu 31,8% a mais q o ano passado, e também a venda de máquinas agrícolas puxados pelos juros baixos implantados pelo Governo Federal e pelo programa Mais Alimento, todas as outras áreas, todas sem excessão a venda foi bem inferior aos anos anteriores, inclusive a de público, com os valores exorbitantes cobrados nas bilheterias e estacionamentos do parque, alias isso da uma boa matéria, quem são os empresários que exploram as bilheterias e qual a forma de escolhas dessa empresa que faz esse serviço, a quanto tempo a mesma empresa opera e por quanto tempo foi esse contrato, número, quais as cláusulas. Resumindo, não vi reportagens, entrevistas, fotos, mesmo sem elogios, como por exemplo do Ministro Guilherme Cassel q veio pessoalmente entregar tratores e equiopamentos p/ um grupo de agricultores familiares, mas vimos exajerados espaços para a Senadora Katia, aquela mesma q responde processo por desviar dinheiro do Gov. Federal q é destinado a federações estaduais de agricultura (tipo FARSUL) e quanto ao aperto de mão da Yeda aos trabalhadores das cabanhas, isso foi dentro do protocólogo, quer dizer, longe dos visitantes, do público, uma arena de faz de conta com os peões instruido (pena de perderem o emprego) a sorrir diante da governadora e que a presença da mesma no parque se dava tão somente na Casa Oficial, ou nas casas de imprensa. Ha uma área de expositores q vendeu bem foi a de automóveis, quer dizer IPI reduzido, Também, não vejo matérias sobre o Zeo, o Quadrilha, Zachia e o pardal faturador, o Alceu, Frederico, Alba, Waina, Chico.......................

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com o Alcindo! Que bela e verdadeira análise!
    Alex, o fácil é notar o quanto és brando e poético ao tratar desses sujeitos que estão na sua maioria governando atualmente o RS. E a pergunta que não quer calar: para onde foi parar os milhões desviados do estado? Essa governadora que agora está querendo mudar a imagem com sorrisos até que ponto está envolvida? O fato é que houve um desvio gigantesco, mas os capachos de sempre no RS parecem querer desconsiderar esse fato... Infelizmente parece que és mais um de tantos. Triste, realmente triste, e pior: vergonhoso, vergonhoso demais. Parece que estamos vivendo uma época no RS em que a parte do hino "Mostremos valor, constância/Nesta ímpia e injusta guerra/Sirvam nossas façanhas/De modelo a toda a terra..." parece estar cada vez mais distante de nós.

    ResponderExcluir

Leg