sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Búfalos: criadores lançam embutidos e têm uma meta: expandir a produção no RS

Fotos: Vilmar da Rosa e Mauro Schaefer
Em uma ação inovadora, a Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) está promovendo na Expointer 2009 mostra de produtos embutidos derivados. Reconhecidamente saudável, a carne de búfalo tem como marca a qualidade e o baixo valor de colesterol. Também no espaço destinado à raça no Pavilhão de Corte estão expostos bubalinos das linhagens Jafarabadi, Mediterrâneo e Murrah. Hoje o Estado tem aproximadamente mais de 63.500 cabeças de búfalos, sendo a segunda criação do País.

Entre as novidades estão as salsichas bock e branca, além da versão tradicional. Já na parte dos laticínios a ricota, queijo coalho, queijo frescal, mussarela defumada e na versão tradicional. O baixo valor calórico da carne também se estende aos embutidos, que feitos à base de carne pura, possuem 40% menos colesterol.


Outra ideia dos produtores gaúchos é a implementação da produção de iogurte. Mesmo tendo as fêmeas produzindo em menor quantidade – média de 9 litros/dia – de leite em relação às raças bovinas tradicionais, o rendimento é maior, por ser mais encorpado.

Segundo o presidente da Ascribu, Sergio Souza Fernandes, criador da raça em Pelotas, uma das metas da entidade é alastrar a criação no Rio Grande do Sul, que mesmo sendo o segundo maior produtor de búfalos da federação está muito abaixo do plantel do Pará, que possui 1,2 milhão de cabeças: “É preciso que os investidores gaúchos tenham a consciência que a criação bubalina se constitui em promissora alternativa pecuária”. Fernandes complementa que existe um mercado para carne e produtos bubalinos em franca expansão em solo gaúcho que se contrapõem com a escassez da matéria prima.

Durante esta Expointer, a sede da associação recebeu a visita de colegas produtores do Norte do País. O presidente da Associação Paraense, Roberto Fonseca e os diretores da entidade João Rocha e Rolf Erichsen vieram divulgar o VII Encontro Brasilero de Bubalinocultores, a ser realizado entre 24 e 27 deste mês, em Belém do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg