sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Presidente da Emater faz balanço na ACIC

A Reunião Almoço da ACIC recebeu, na quinta-feira, dia 20, o Presidente de Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento. No encontro, Mário falou sobre os serviços prestados pela instituição em Camaquã e região.

Ao longo de mais de 50 anos trabalhando em prol do desenvolvimento do setor primário no RS, a Emater/RS vem somando esforços com as prefeituras e o governo do Estado, sempre tendo em vista a melhoria da produtividade e o aumento nos ganhos.

Durante a reunião, o palestrante salientou para a urgência em se tratar o agronegócio com a importância merecida. Tendo em vista a crise que assola alguns países africanos e asiáticos, em breve esta situação pode se tornar uma realidade a nível mundial.

“Hoje o mundo possui em torno de 6 bilhões de habitantes, e a expectativa para o ano de 2050 é de que iremos atingir a marca dos 9 bilhões. Teremos então que duplicar a produção atual para atender essa demanda”, afirmou.

Mário Augusto também lembrou a importância da qualificação profissional no campo. “A moeda do terceiro milênio é o conhecimento”, destacou. Nesse sentido, citou os projetos desenvolvidos na área de capacitação. Outro ponto abordado foi a série de iniciativas da instituição, como a elaboração de projetos de para construção de açudes, o crédito rural, programas de classificação e certificação, programas na área de gestão ambiental e apoio à agricultura familiar.

Presentes ao evento, autoridades de toda região fizeram questão de salientar a importância dos serviços oferecidos pela entidade. Clênio Boeira, prefeito de Dom Feliciano, destacou a sintonia entre os municípios e a Emater, tendo como referência o projeto que proporcionou a toda bacia leiteira da região centro-sul a possibilidade aperfeiçoar a produção, com a aquisição de uma resfriadora industrial. “O pleito agora é pela presença de uma extensionista na cidade. Dom Feliciano possui dois técnicos, porém nessa área ainda estamos carentes”, justificou.

No final do encontro, ocorreu a solenidade de assinatura da cessão em comodato de uma área no Parque Dorval Ribeiro à Emater, com a participação do Presidente do Sindicato Rural de Camaquã, Flávio Garcia, e a presença das soberanas da 43ª Expofeira Agropecuária, 12ª Gastronomia do Arroz de Camaquã e 2ª FAFEC, que entregaram ao palestrante uma cesta elaborada com produtos de Camaquã e região.
(Colaborou Claiton Silva)

Leg