quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Chama Crioula: cavalarianos começam a chegar

Cavalarianos de todo o Estado começaram a chegar em São Lourenço do Sul na manhã desta quinta-feira. Eles irão participar da programação do Acendimento da Chama Crioula 2009, que ocorrerá no sábado, às 10h, na Fazenda do Sobrado. A infraestrutura está pronta, com espaço para show, palco, praça de alimentação.

No Parque de Exposições do Sindicato Rural, lugar destinado ao acampamento e onde acontecerá a maior parte dos eventos relacionados ao Acendimento, se encontram as delegações de Itaqui, Bagé Alegrete, Santa Rosa, Cruz Alta, Erechim, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, de municípios da região Metropolitana de Porto Alegre, entre outros. Até esta sexta-feira, pelo menos mil cavalarianos estarão acampados. As 30 regiões do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e dezenas de CTGs já confirmaram presença.

Santiago-São Lourenço
Ari da Silva (foto) é um dos cavalarianos que já está acampado em São Lourenço do Sul. Ele e mais 50 pessoas vieram de Santiago, município pertencente à 10ª Região Tradicionalista, distante 600 km da sede do Acendimento da Chama. “Nós andamos para manter as nossas tradições”, orgulha-se “Para que a juventude, nossos filhos e netos desempenhem mais tarde essas coisas, porque elas tão indo embora. Se não ‘calçarmos o pé’, amanhã ou depois não teremos esse tipo de atividade.” No retorno, Silva e os amigos irão cavalgar por 23 dias em direção à terra natal, levando a Chama acesa em São Lourenço do Sul e a firme vontade de preservar as tradições gaúchas.
(Colaboração: Charles Vilela/ Foto: Osvaldo Corrêa dos Santos)

Leg