segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Farroupilhas homenageados em cenário original

Foto: Kelly Barbosa
Deu tudo certo. O acendimento da Chama Crioula, realizada este ano em São Lourenço do Sul e que abriu oficialmente as comemorações da Semana Farroupilha, foi superlativa em todos os sentidos. Em organização, em bom gosto, em público.

Às 10h de sábado, o verde da frente da Fazenda do Sobrado foi coberto por uma multidão participante e expectadora do ato. À direita da entrada da casa, na qual viveu Antônia Gonçalves, irmã de Bento Gonçalves - o qual ali fazia intermináveis reuniões com o comando da Revolução - autoridades das mais variadas origens dividiam um amplo palco. Passava um pouco das 11h quando Bento Gonçalves, interpretado pelo carismático Werner Schünemann, ganhou cavalgando a entrada da fazenda carregando o Fogo Oficial que lembra a Revolução. Momentos depois a Chama era repassada a todas regiões tradicionalistas.

Um número dá idéia do tamanho do espetáculo: ele foi assistido por mais de mil cavalarianos, que já na sexta-feira acampavam no Parque do Sindicato Rural. E se pode afirmar sem errar que a eles se somaram no mínimo mais 3 mil pessoas.

“Essa data dialoga com o jeito que encaramos a vida, com a forma que superamos as dificuldades, com a determinação do gaúcho”, disse. “Não somos melhores do que ninguém, mas temos muito orgulho do que somos e da nossa história.”, pronunciou o prefeito José Nunes, assistido pelos secretários estaduais da Cultura, Mônica Leal e do Turismo, Heitor Gularte, além dos deputados federais Henrique Fontana, Fernando Marroni e Pompeo de Matos, de prefeitos e secretários municipais.

“Eu acho que nunca tivemos tantos prefeitos num Acendimento de Chama”, observou o presidente Comissão Organizadora da Semana Farroupilha do Estado, Manoelito Savariz. O presidente do IGTF também falou: “Tenho certeza que os coordenadores regionais e os coordenadores de cavalgada estão orgulhosos por ter aqui seus prefeitos e vice-prefeitos.”

Já o presidente da Comissão Organizadora do Acendimento, o secretário do Turismo, Indústria e Comércio, Zelmute Oliveira, disse que a Prefeitura e a comunidade de São Lourenço do Sul marcaram uma posição de vanguarda. “Essa espontaneidade é um elemento absolutamente motivador e estimulante na consolidação de um destino turístico diferenciado. Concretiza a expectativa de uma vivência única, singular e que não acontecerá novamente.”

________________________________________________
O que mais eles disseram:

“Confesso a vocês que, enquanto estava ouvindo os pronunciamentos, observava esse ambiente lotado de cavalarianos, de artistas, de pessoas que colaboraram e o sentimento que me veio no coração foi de muito orgulho, reconhecimento e compromisso”
Secretária estadual da Cultura, Mônica Leal

“Mais uma vez este Município surpreende a todos com um evento extraordinário, trazendo aos visitantes e a comunidade um resgate cultural de uma trajetória que marca a maior conquista do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha”.
Henrique Fontana, líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados

“Que eles acreditem no que estamos semeando e que representem nosso Rio Grande com respeito e tradição”

Telmo de Lima Freitas, patrono da Semana Farroupilha 2009

(Colaboraram: Charles Furtado, Angela Vargas, e Priscila Farina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg