terça-feira, 25 de agosto de 2009

Camaquã: Estudantes urbanos e rurais conduzem Chama Votiva

O fim da tarde desta segunda-feira, 24, marcou a Chegada da Chama Votiva em frente à Prefeitura. A centelha foi conduzida pelo grupo de alunos de 2 escolas da zona urbana e 5 da zona rural, esta foi uma inovação deste ano que visa a integração, incentivo e uma maior participação dos alunos do interior na Semana da Pátria. As escolas que participaram foram: E.M.E.F. João Belchior Marques Goulart, E.M.E.F. Sepé Tiaraju, E.M.E.F. João Beckel, E.M.E.F. 15 de Novembro, E.M.E.F. Rui Barbosa, E.M.E.F. Cândido Rodrigues e E.M.E.F.

Boaventura Cardoso da Silva. Os alunos percorreram o trajeto do acesso sul de Camaquã até a frente da Prefeitura Municipal, trazendo o Archote e dando início ao Cerimonial de Acendimento da Pira da Pátria. Prestigiaram o evento professores e diretores de escolas, representantes de entidades civis e militares, clubes de serviço, secretários municipais, comunidade em geral e homenageados.

O Presidente da Liga de Defesa Nacional - Núcleo Camaquã, José Napoleão Kasprzak, destacou a importância do patriotismo para a formação dos futuros cidadãos camaquenses. “Cidadania significa a existência de uma Pátria e implica em deveres e direitos; deveres a serem cumpridos e direitos a serem exigidos”, ressalta.

O Secretário Municipal de Educação, Jorge Alberto Lopes Jardim, falou em nome do Prefeito, que por sua vez, agradeceu a presença de todas as escolas, entidades e comunidade que assistiram ao Ato e reiterou a importância de manter vivo nos jovens o amor pela Pátria. “A Pátria está acima de conchavos ou interesses próprios. Os homens e seus cargos passam, mas a Pátria fica soberana e justa, acolhendo a todos os filhos que desejam trabalhar para o bem comum”, disse.

O evento que tem a coordenação da Prefeitura Municipal de Camaquã, Secretaria Municipal de Educação e Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã, este ano tem como lema: “Pátria: direito a viver com qualidade e dignidade”, criado pela Professora da E.M.E.F. Sepé Tiaraju, Rosa Maria Vargas Peres.

A abertura oficial da Semana da Pátria ocorre no dia 1º, às 9h, na Praça Gal. Zeca Netto, quando será acesa a Pira da Pátria. Neste dia teremos o pronunciamento do Presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã, José Napoleão Kasprzak e do Prefeito, Ernesto Molon. A E.M.E.F. Otto Laufer fará o momento de reflexão.

Os hasteamentos e arriamentos dos Pavilhões ocorrerão às 8h e às 18h, salvo na segunda-feira, dia 7, quando o arriamento será às 17h, acompanhando a Programação Federal. A cada dia, representantes de escolas e setores da comunidade foram convidados a participar destas atividades alusivas a Semana da Pátria. No dia 3 de setembro, quinta-feira, às 19h, no Auditório Zilda Maria Azambuja da Secretaria Municipal de Educação será realizado o Culto Ecumênico.

O tradicional Desfile Cívico com a participação das escolas, empresas, grupos e entidades, ocorrerá no domingo, 06 de setembro, às 13h e o desfile de Bandas será na segunda-feira, 07, às 14h. Conforme os organizadores, em caso de chuva o Desfile Cívico será transferido para o dia 07 no mesmo horário, sendo então cancelado o desfile de Bandas. Para mais informações ligue 3671-3496.
(Colaboração:Assesoria de Imprensa Prefeitura de Camaquã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg