terça-feira, 28 de julho de 2009

Licença a arrozeiros é concedida após reunião

Vilmar da Rosa
Em reunião intermediada pelo secretário da Agricultura, João Carlos Machado, na manhã desta segunda-feira, representantes da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio (AUD), de Camaquã solicitaram à diretora-presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fepam), Ana Maria Pellini agilização da licença de uso da Barragem do Arroio Duro, cujo contrato expira no dia 31 deste mês.

Como a AUD, responsável pela irrigação de 22 mil hectares de arroz em Camaquã, se enquadra em todas as exigências ambientais, a licença, de acordo com Pellini, deveria ser liberada entre terça e quarta-feira. Isso acabou se confirmando. No final da tarde de segunda-feira, em contato com o secretário, Ana Pellini confirmou o licenciamento para a terça-feira.

Na reunião com Machado e Pellini, participaram o presidente da AUD, Antônio Longaray, o engenheiro agrônomo Everton Fonseca, chefe de Irrigação da entidade, e o presidente do Sindicato Rural de Camaquã, Flávio Garcia. A concessão é coletiva, beneficiando 640 propriedades usuárias das águas da barragem para irrigação de lavouras de arroz.

Ana Pellini classificou a relação dos setores ambiental e da agricultura do governo estadual como excepcionalmente harmoniosa - numa comparação com outros estados –, Pellini falou sobre a atual demanda da Fepam relacionada aos procedimentos administrativos deste tipo de licenciamento.

Convite
Na conclusão do encontro, o secretário e o presidente da AUD fizeram convite à presidente da Fepam para uma visita ao perímetro de irrigação gerenciado pela entidade. Para reforçar a sugestão, Fonseca listou algumas das ações ambientais que a AUD vem desenvolvendo. A campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos e o monitoramento da qualidade e do consumo de água são algumas delas. Segundo Antônio Longaray, a AUD trabalha com uma meta de aumentar em 20% a área irrigada nos próximos anos, porém, com a mesma quantidade de água utilizada hoje.

Leg