
Sessenta carros e oitenta pilotos de três diferentes categorias. Assim foi o último domingo, em Tarumã, onde estive com meu amigo Enon Cardoso (foto abaixo) transmitindo as baterias de Fórmula 1.600 para a Rádio Tapense. O dia de velocidade teve ainda corrida de Marcas e Pilotos (40 carros competindo) e Copa Fusca.
Tapes tem um representante na categoria de monopostos, equipada com os motores AP 1600 Volkswagen. É Francisco Alfaya, de 16 anos. O menino tapense chegou em segundo nas duas provas, que teve treze carros no grid. Chegou a liderar a metade da primeira bateria, mas acabou sendo superado pela experiência e pelo equipamento importado afinado do primeiro colocado – o caxiense Matheus Stumpff.
A diferença média de 1 segundo de Matheus para Francisco durante a maior parte da prova dá uma ideia de como os dois andaram colados. Já o terceiro colocado ficou seis segundos acima.
Francisco é, como Enon Cardoso, disse, o tipo de guri bom. É muito concentrado no que faz. Essa é uma das razões pelas quais o tapense irá longe no automobilismo.A outra é que ele é realmente competente, é rápido e apesar de ainda ser adolescente, é maduro. Em nenhum momento, mesmo estando atrás, se desesperou e fez bobagem. Com óleo na pista, rodou. O mesmo ocorreu com o vencedor. Em resumo, Francisco é diferenciado.

Em agosto tem mais. Dia 9 eles voltam a correr, desta vez em Santa Cruz do Sul.