quarta-feira, 3 de junho de 2009

Rápidas

Reciprocidades 1
O presidente da ACIC, Edson Lessa, recebeu, juntamente com o presidente do Sindicato Rural, Arilei Mendes, na última sexta-feira, o deputado federal Fernando Marroni. É o segundo parlamentar petista recebido na ACIC em duas semanas. Antes tinha sido o líder do governo na Câmara Federal, Henrique Fontana.

Reciprocidades 2

Quando assumiu a direção da entidade, em 2006, Lessa anunciou dois compromissos: 1. Não ser candidato a cargo político enquanto fosse presidente. 2. Que não haveria sigla partidária que se sobrepusesse as quatro letras da associação.

Reciprocidades 3
O primeiro foi cumprido em 2008, quando resistiu aos convites de ser candidato ao Legislativo. O segundo está sendo reforçado agora. A cordialidade recíproca com os deputados petistas está garantindo boas notícias para a maior festa da região e da entidade– a Gastronomia do Arroz.


54 anos - A Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) completou 54 anos, nesta terça-feira. O órgão é o representante oficial da extensão rural do Estado. O serviço da Ascar (Emater) é modelo para o país.

Destaque - Empunhando a bandeira contra os altos salários públicos, Nelson Marchezan Jr. tem dado polimento a um mandato sem arranhões, mesmo pertencente ao combatido PSDB.

Habilidade - Uma das grandes virtudes de Marchezan foi ter jogado com muita habilidade. Embora sem ter uma relação fraterna com Yeda Crusius, foi fiel à governadora. E mesmo sendo do governo, não deixou de se posicionar coerentemente em momentos turbulentos.

Campo – Produtor rural Flávio Garcia sucederá Arilei Mendes na presidência do Sindicato Rural de Camaquã.

Improvável - O processo de fusão PMDB-PT em rincões como Camaquã, por exemplo, é sonho de consumo cada mais improvável para os seus simpatizantes.

Missão - Aliás, o grande desafio do PMDB de Ernesto Molon nestes próximos três anos é ganhar musculatura para quebrar a hegemonia do PDT e do PP – os dois grandes agrupamentos políticos locais.

PDT x PT - Quem apostou que a partir do trabalhismo o PT iria ser alavancado em Camaquã, perdeu. Mesmo estando juntos nas últimas campanhas e relativamente alinhados ideologicamente, as siglas PDT e PT possuem históricas diferenças.

Dicotomia - Mas por quê então em Camaquã, que está entre dois pólos petistas (Pelotas-Porto Alegre), o PT se cria tão lentamente? Para qualquer explicação, é preciso sempre levar em conta antes, que não é nada fácil furar a barreira de uma tradição política local. E na terra de Jose Cândido e João Carlos Machado isso é mais forte ainda, com duas frentes divididas caprichosa e majoritariamente. E não é somente o PT que tem essa dificuldade. Mesmo no poder, o PMDB também a terá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg