terça-feira, 30 de junho de 2009

Mendes Ribeiro sugere lista de prioridades da Costa Doce

O deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB) trocou de tribuna na noite desta segunda-feira. Ao invés do púlpito da Câmara Federal, usou o do legislativo do município no qual é mais votado proporcionalmente e que reiteradas vezes, por onde anda, diz pertencer.

Falando por vinte minutos para uma platéia formada por vereadores, prefeitos, secretários municipais, representantes de entidades locais e imprensa que compareceram na sessão ordinária semanal da Câmara de Vereadores de Camaquã, Mendes Ribeiro fez um balanço de suas ações parlamentares direcionadas à Costa Doce, avaliou a evolução dos projetos e lançou um desafio: que os municípios da Costa Doce escolham os dez principais projetos a serem trabalhados a partir de recursos federais para região.

“Deixo a cargo de vocês definirem os critérios para elaboração desta lista; o meu papel será o de fazer o que sempre fiz: me empenhar para executá-los (os projetos)”, comentou o parlamentar, cujas emendas aprovadas somente para Camaquã pelo Orçamento Geral da União (OGU), entre 2008 e este ano ultrapassam os R$ 5 milhões.

Durante o pronunciamento, o deputado tocou em três áreas consideradas por ele merecedoras de atenção especial: saúde, educação e turismo. Em relação ao turismo, auto-criticou a postura passiva da região: “Afinal, estamos esperando o quê para explorarmos de fato a nossa condição de berço da Revolução Farroupilha?”, questionou, observando a inexistente exploração turística da marca de região da Casa das Sete Mulheres, fabricada pela maior emissora de televisão do país com a exibição da minissérie.

Ainda sobre o assunto, ele informou a liberação de R$ 900 mil para o município de Cristal criar o espetáculo Som e Luzes e construir uma réplica da casa onde permaneceram a esposas e familiares do general Bento Gonçalves, durante os dez anos da Guerra dos Farrapos.

Parcerias
Sobre o ensino superior, Mendes Ribeiro voltou a defender uma parceria com uma instituição maior, que garanta a viabilidade de novos cursos e a instalação de um parque tecnológico . Assim como fez com a atual diretoria da Fundasul, que demonstra coragem na busca de permanentes soluções para a manutenção da faculdade, o deputado fez o mesmo com o grupo que administra o Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA).

Porém, o parlamentar receitou a mesma saída para a casa de saúde a fim de aliviar as dificuldades de caixa: se unir a um grupo mais forte e assim passar a dispor de um novo leque de ferramentas e serviços que garantam sua sustentabilidade.Mendes intermediou com sucesso uma aproximação da Fundasul com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do HNSA com o Grupo Hospitalar Mãe de Deus.

Além dos nove vereadores camaquenses presentes, quatro prefeitos participaram da sessão legislativa, transmitida ao vivo pela Rádio Camaqüense. Ernesto Molon (Camaquã), Sylvio Tejada (Tapes), Alaor Pastoriza (Arambaré) e Nelino Venske (Chuvisca). (Foto: Luiz Renato: Jornal Tribuna Centro Sul)

Leg