quinta-feira, 21 de maio de 2009

Centro Psicossocial é imaugurado pela prefeitura

A Prefeitura de Camaquã e a Secretaria Municipal da Saúde inauguraram nesta terça-feira, 19, o Centro de Atenção Psicossocial, que funciona junto ao NAI. A solenidade contou com a presença do prefeito Ernesto Molon, secretários municipais, servidores, pacientes e seus familiares e demais autoridades. O secretário municipal da Saúde, Reges Kulczynski se emocionou ao lembrar do ex-secretário da Saúde Paulo Dora: “Estamos realizando o sonho de um grande homem que dedicou sua vida à saúde e há oito anos iniciou este trabalho”. A cerimônia contou com a apresentação artística dos pacientes que integram o coral do CAPS, orientado pela voluntária Iara Suris.

A conquista da comunidade camaquense veio um dia após a comemoração nacional do Dia da Luta Antimanicomial que propõe um novo modelo que inclui além dos CAPS o tratamento com oficinas terapêuticas e leitos psiquiátricos em hospital geral pelo SUS ao invés de internações fechadas em hospitais psiquiátricos. O prefeito aproveitou a oportunidade para destacar a importância deste atendimento para a comunidade: “É uma satisfação para o Governo oferecer este novo espaço a quem tanto precisa levando um atendimento digno com carinho e amor”.

O CAPS, coordenado pela assistente social Meg Tassinari, tem como objetivo o atendimento interdisciplinar, a reinserção social e a reformulação do tratamento asilar oferecendo aos usuários acompanhamento técnico, alimentação, condições de higiene, todos com plano terapêutico individualizado. Toda a inauguração do serviço teve a participação dos pacientes que confeccionaram os convites na oficina de inclusão digital, embelezaram o jardim através das oficinas técnicas variadas e de educação ambiental, confeccionaram murais e demais trabalhos em artesanato que foram expostos e prepararam o coquetel que foi servido, todas as atividades com orientação de professores e oficineiros, compostos pela equipe técnica do CAPS, colegas cedidos de outras secretarias e voluntários da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg