quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pequenos varejistas querem igualdade de tratamento

O vice-presidente da Fecomércio-RS, Luiz Antônio Baptistella está liderando uma cruzada em favor das pequenos e micro empresas varejistas. A luta é pelo ajuste do decreto 46.137/09, que prevê a antecipação do pagamento da diferença do ICMS na divisa para os empresários inscritos no Simples Nacional. O sistema de cobrança gerou disparidade entre os micro e pequenos e os estabelecimentos de médio e grande portes - que recebem a concessão de um sistema especial de pagamento do ICMS. Ou seja, somente as os pequenos são obrigados a debitarem os 5 % de diferença do imposto na entrada da mercadoria no estado.

Fazenda decide
À frente da Comissão Setorial do Comércio Varejista da Fecomércio, Baptistella tem articulado encontros com lideranças políticas e secretários do governo estadual. Nesta segunda-feira, 13, o dirigente, e mais representantes do segmento varejista e lideranças regionais foram recebidos na Secretaria de Desenvolvimento e de Assuntos Internacionais (Sedai). Se reuniram com o secretário Márcio Biolchi, com os deputados estaduais governistas Zilá Breitenbach (PSDB) e Pedro Westphalen (PP), e com o secretário da Fazenda, Ricardo Englert. Está agora nas mãos deste último a decisão sobre a solicitação dos varejistas.


Competição desigual

Em conversa com este colunista, nesta terça-feira, Baptistella explicou: “São apenas as grandes empresas que ficam beneficiadas por este decreto, pois já compram mercadorias em maior volume, o que gera um preço mais competitivo a elas. Além disso, podem se creditar do imposto antecipado na divisa. Os pequenos não podem se beneficiar disso, o que representa um aumento no custo dos produtos de 5% para os pequenos”.
___________________________________________________

Prédio próprio
Estão avançados os estudos para compra de um prédio para a unidade do SESC Camaquã. Recentemente, Moacir Schuster, vice- presidente da Fecomércio esteve na cidade para encaminhar o assunto. Inclusive potenciais locais foram visitados. O SESC local, que alcançou uma invejável interação com a comunidade nestes últimos anos, tem como responsável o competente Daniel Sperb.
____________________________________________________

Presídios
Existe um grupo que não vai aceitar a construção de um novo presídio sem a desativação total do atual. A idéia, a qual a prefeitura comunga, é manter a atual casa prisional da Sete de Setembro somente para os presos dos regimes aberto e semi-aberto. Ou seja: vem nova rodada de polêmica por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg