sábado, 18 de abril de 2009

FGTAS anuncia na ACIC agência de desenvolvimento para Camaquã

A palestra-almoço da Associação Comercial da última quinta-feira, 16, começou e se encerrou de maneira surpreendente. O início foi com música, cantada a capella pela própria palestrante, a diretora técnica da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Erli Terezinha dos Santos (foto). No final, a mesma Erli fez um anúncio promissor para região. Ela garantiu a instalação em breve de uma Agência de Desenvolvimento Regional, que funcionará a partir de uma combinação de esforços do Estado e dos municípios que compõem a Costa Doce. O objetivo será a identificação e articulação para novos empreendimentos para geração de renda e emprego.

Na ACIC, Erli Terezinha, a Tatá, como é conhecida a advogada tucana no meio político, fez um balanço das atividades da fundação, apresentando números atuais e fazendo projeções. Em seu 30º ano de fundação, a FGTAS está presente em 131 municípios com 135 agências do Sine. A meta da atual diretoria é que a fundação esteja instalada em 300 cidades até o ano que vem.

Além de atuar em seu principal foco, que é a intermediação de preenchimento de vagas no mercado de empregos, o Sine vem intensificando suas ações na qualificação da mão-de-obra, com a oferta de cursos. Na mesma quinta-feira, por exemplo, foram formados 31 novos alunos de cinco cidades da região, nos cursos de marcenaria e torneiro mecânico. De acordo com a coordenadora local, Tereza Delfini, o Sine Camaquã atende um público superior a 200 pessoas por dia, chegando a 300 em algumas épocas.

A diretora, no almoço acompanhada também pelo diretor adjunto do setor de projetos da Secretaria Estadual de Planejamento, Luciano Delfini, frisou em várias oportunidades a maior conquista administrativa do governo tucano de Yeda Crusius – o equilíbrio das contas públicas. “Esse feito não é pouca coisa; ele nos possibilitará avançar, investir, e é o que faremos a partir de agora”, comentou Erli Terezinha. Ela também citou a importância de um setor que vem recebendo um tratamento especial da fundação, que é o do artesanato. À tarde, inclusive, a diretora também se reuniu com a Associação dos Artesãos de Camaquã, quando juntos, discutiram alternativas para o incremento da renda.

A Primeira do RS
No encaminhamento da conclusão da reunião, o presidente da ACIC, Edson Lessa antecipou a formalização de uma solicitação, em documento assinado pela Associação Comercial, Sindilojas, Prefeitura e federações empresariais para que Camaquã seja sede de uma agência de desenvolvimento. Então, Erli surpreendeu mais uma vez: “Então, eu quero dizer aos senhores, que nas dez regionais da nossa fundação, esta região é uma das prioritárias, e, Camaquã já foi escolhida pela secretaria (Justiça e Desenvolvimento Social) para receber a primeira agência de desenvolvimento do Rio Grande do Sul”. Ela, porém, não estabeleceu prazos para instalação, tampouco antecipou detalhes do funcionamento do órgão. A boa notícia foi retribuída com muitos aplausos pelos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg