sexta-feira, 13 de março de 2009

Sim, as capas pinga-sangue ainda existem

Juro que não quero ficar aqui avaliando e dando pitacos nas edições dos jornais locais toda semana. Está longe de minha lista de prioridades fazer isso. Agora, existem situações que não tem como deixar passar batidas.

A capa principal da Tribuna Centro-Sul desta semana é um destes casos. Nela se estampa um rodado de caminhão e um homem vestido de macacão levantando os braços de alguém que estava entre os dois pneus. A princípio, uma cena qualquer. Mas não foi. O rapaz de capacete que aparece deitado faleceu alguns giros do relógio depois. É o jovem Magaiver Silveira Leite, 22 anos, cuja moto que guiava, na última quarta-feira pela manhã, entrou embaixo de um caminhão, na Faixinha.

Magaiver, que trabalhava em uma indústria de arroz, havia passado nos exames para Faculdade de Medicina em Pelotas. Ele tinha conseguido uma bolsa, o que iria lhe abater a metade do valor dos custos dos estudos.

A foto – e principalmente sua divulgação - é de péssimo gosto sob todos os ângulos que se queira mirá-la. A começar pelo rapaz de macacão, olhando para lente. Fica no ar uma impressão de montagem num cenário de tragédia.

A capa poderia se manter com a mesma manchete e nada iria interferir no contexto (nem nas bancas) se as imagens, por exemplo, fossem invertidas, com o macabro no detalhe e a imagem da vítima, cheia de vida, ampliada. Não agrediria tanto. Se a intenção era chocar, o jornal conseguiu ir além.

14 comentários:

  1. Realmente não era necessário, mas os leitores aprovam, tanto que já não há mais jornais nas bancas.
    Fico pensando na família, na dor de ver estampada este momento trágico de forma tão banal em um jornal de grande circulação.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei chocada quando ví. Penso na mãe desse rapaz, que alem de toda a dor de perder o único filho ainda tem que olhar esse absurdo na capa do jornal. E o povo comentando... Mas Alex...sabemos pra que servem esses recursos de capa.... e pior: tem gente que adora isso!

    ResponderExcluir
  3. PALHAÇADA!!! TREMANDA DE UMA FALTA DE RESPEITO DESSE PASQUIM!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se o dono do jornal não pensa nos filhos dele quando faz uma capa assim . Ninguém tá livre de uma tragédia dessas, ninguém. É muito fácil quando é com os "outros".

    ResponderExcluir
  5. Foi redículo o que fizeram, não precisava ser manchete de CAPA não tiveram consideração com os familiares e nem com os amigos que no momento estavamos todos chocados com o fato...

    ResponderExcluir
  6. Quando vi fiquei chocada em saber que uma notícia que magou todos,está estampada numa capa de jornal .

    ResponderExcluir
  7. Bom eu nem conhecia ele e fiquei chocada cheguei a chorar quando vi o jornal, ja perdi um primo jovem tmbm e imagino a dor da familia ao ver as pessoas se utilizando de uma tragedia para ganhar mais dinheiro. Deixo aqui meus sentimentos a familia.

    ResponderExcluir
  8. Alex para te elucidar os fatos a foto não foi uma montagem, pois o jornal passou no exato momento da tragédia, me admiro tu sendo tão crítico como és, porque não meteste o pau no hospital visto que a ambulância demorou vinte e cinco minutos para prestar socorro a vítima e me causou um grande espanto a tua repudia e escaniar a capa do jornal para chocar outras pessoas.
    Deixamos claro que o jornal não emitiu opiniões apenas divulgou como aconteceu, pois temos o princípio moral de levar a verdade aos nossos leitores sem nunca agredir o lado pessoal como pessoas que fazem a imprensa marrom.
    Elis Regina da cunha Barboza
    Direção do Jornal Tribuna Centro-Sul

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. cara seguinte!!!!
    eu achei ridiculo da parte da tribuna essa foto!
    esse imbecil q tah segurando acha q é um premio!!
    ridiculo das duas partes!!
    porque mais IMBECIL ainda foi QUEM TIROU A FOTO!!!
    "nao cito nomes mas todo mundo sabe quem foi"
    jornal chinelo!!!! é o minimo q eu posso falar para prestar meus sentimentos por uma perda de um amigo!!!!
    meus sentimentos a familia!!..

    ResponderExcluir
  11. ALEX,SABES QUE NÃO ESTOU CONSEGUINDO COLOCAR MINHAS IDÉIAS EM ORDEM,COLOQUEI DO COMENTARIO ANTERIOR A CULPA EM TI,E TU SOMENTE ESTAVA NOS AJUDANDO,PENSEI QUE ERAS DESSE JORNAL SEM NENHUM CORAÇÃO...QUERO TE PEDIR PERDÃO PELO QUE FIZ...ESTOU ALIVIA EM SABER QUE TU NÃO FAZ PARTE DAQUELA COISA HORRÍVEL,PORQUE SEMPRE TE ADMIREI COMO PESSOA E COMO PROFISSIONAL...AGRADEÇO PELO AJUDA,PELO APOIO...E QUERO DEIXAR AQUI MINHAS SINCERAS DESCULPAS...UM GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  12. NÃO CONSEGUI EXCLUIR O COMENTARIO ANTERIOR,SE PUDER FAÇA ISSO PRA MIM...OBRIGADA

    ResponderExcluir
  13. Jornal chinelo!!!! [2] É realmente uma crueldade, pois me faço a seguinte pergunta: As pessoas deste veículo de comunicação que se diz um jornal não tem filhos? Não tem sentimentos? O respeito é bom e não faz mal à ninguém, mas pessoas que não tem nível não sabem o que é isso.

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente RIDICULO!! o rapaz de macacão com cara de quem estava segurando um PREMIO! mau gosto dos diretores do jornal, infelizmente!

    ResponderExcluir

Leg