sábado, 14 de março de 2009

Reponte: estrutura e mobilização impressionam

Começou em ótimo astral o 25º Reponte da Canção de São Lourenço do Sul. Com uma estrutura de se tirar o chapéu, a festa reafirma o município e a região no circuito dos grandes eventos do Estado. Com aportes de recursos privados e das esferas municipal, estadual e federal, o Reponte está mais profissional do que nunca. Um exemplo deste vigor é a nova modalidade de premiação instituída. Cada uma das 18 canções classificadas, este ano, ganha R$ 4 mil de prêmio. Para os padrões de festivais, com um a média de R$ 2mil, o valor pode ser considerado ótimo. Em contrapartida os vencedores a serem anunciados no domingo somente levarão troféus.

Ontem à noite, ao entrevistarmos o alegretense Cabeto, respeitado radialista e parceiro de outras transmissões, Enon Cardoso e eu ouvimos uma síntese que explica o sucesso do Reponte que vai muito além de sua saúde financeira: “Aqui, a comunidade toda se envolve de fato”. É a pura verdade. Vemos aqui praticamente todos os departamentos e secretarias da prefeitura se virando em pleno final de semana. Mas o mais legal é que notamos que isso é feito com alegria, sem lamentações, sem corpo mole. E é bacana ver esse preparo, essa entrega coletiva desses obstinados servidores, essa torcida para que tudo ocorra bem. Já estive em alguns Repontes, mas confesso que essa impressão está mais forte do que nunca.

Quanto às nove músicas concorrentes, apresentadas depois das passagens pelo palco de Daniel Torres, Cristiano Quevedo e Elton Saldanha, fiquei com uma ponta de frustração. Espera mais em musicalidade. Mas três delas tem grandes chances de chegar à premiação. Vamos esperar as outras nove deste sábado. Com uma avaliação comparativa, poderemos ter uma idéia mais clara de favoritismos. (Fotos: Alvares Altmann e Alex Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg