quarta-feira, 11 de março de 2009

Rédeas soltas

Após quatro anos de Câmara de Vereadores, o pepista Cecy Andrade Ulguim anda descontraído. Passada a muvuca, Cecy agora se dedica às duas coisas que mais gosta: a lavoura e aos rodeios. No último final de semana esteve em mais um. Foi em Charqueadas, onde um dos seus dois cavalos tirou o segundo lugar nas rédeas, num dos maiores rodeios do Estado. Uma semana antes, abocanhou com a dupla de Crioulos o primeiro e segundo lugares no Rodeio de Cristal. E assim as prateleiras do escritório vão ficando apertadas em espaço ao final de cada competição.

Mais aguerrido zagueiro da gestão mista João Carlos-Molon no legislativo, Ulguim fez do seu mandato um modelo – tanto pela fidelidade partidária quanto pela retidão pública-parlamentar. É um dos raros casos de políticos que saem fortalecidos da arena. O crédito conquistado chegou a fazer dele candidato a vice por duas semanas.

Mesmo não exercendo cargo público, o ex-presidente do Sindicato Rural continua engajado nos interesses do partido ao qual sempre foi filiado e do setor que defende. Na semana passada, vibrou com a escolha de Camaquã para sediar a 20º edição da Abertura Estadual da Colheita do Arroz. Conquista que aliás, teve importante participação ao articular as lideranças locais para entrar na disputa. Isso tudo, é bom que se diga, sem remuneração.

Mas a vida de rodeios imita a política e os reveses são inevitáveis. Em Charqueadas, durante a apresentação, o cavalo trancou as patas traseiras e Cecy Ulguim foi ao solo. Resultado: três dias de molho. Mas nada que intimide o guerreiro.

2 comentários:

  1. Genro e Ruas estão a um passo da cassação

    A deputada Luciana Genro e o vereador Pedro Ruas estão em maus lençóis, porque o Ministério Público Federal deixou bem claro nesta segunda-feira a tarde que os dois mentiram sobre a existência de provas materiais envolvendo Yeda, empresários e o PSDB em manejo de caixa 2 e dinheiro público para benefício próprio. A técnica usada por Genro e Ruas é a mesma utilizada pelo delegado Protógenes Queiroz contra autoridades federais e estaduais, além das principais lideranças do PSDB e do PT, conforme reportagem de capa da revista Veja desta semana.

    . Não é a primeira vez que a deputada Luciana Genro mente sobre ações públicas de relevância, conforme registra a ata da sessão extraordinária do dia 26 de julho de 2001 da Assembléia do RS. A ata registra o incidente de que foi vítima o atual deputado e secretário estadual Berfran Rosado, do PPS, denunciado gravemente por mau uso de dinheiro público por Luciana. Berfran era presidente da Corsan. A deputada foi desmascarada por Berfran e pelo Ministério Público Estadual, que provaram que era tudo mentira. Ela foi processada por calúnia e difamação, o mesmo processo que nesta quinta-feira será ajuizado pelo ex-secretário da Fazenda do RS, Aod Cunha. O empresário Humberto Busnello, vice-presidente da Fiergs, anunciou que já está fazendo o mesmo.

    - Diante da denunciação caluniosa, é de se perguntar o que farão as Comissões de Ética da Câmara dos Deputados e da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Afinal de contas, o deputado José Aníbal e o vereador Haroldo de Souza, avisaram que pediriam a cassação de ambos por falta de decoro parlamentar, caso as provas não aparecessem. No local onde Ruas e Luciana disseram que elas estariam, ficou evidente que não estão, mas caso estejam onde se pensa, três mandatos poderão ir para o espaço

    ResponderExcluir
  2. Caiu o ouvidor Geral da Segurança Pública do RS

    Caiu o ouvidor Geral da secretaria de Segurança Pública do RS. Adão Paiani ainda tinha alguns dias de mandato, mas foi dispensado pelo governo. O Piratini não deu explicações.

    . O ouvidor Geral imaginava permanecer no cargo. Pelo menos foi um sinal positivo que recolheu do último encontro que teve com a governadora Yeda Crusius

    ResponderExcluir

Leg