quinta-feira, 12 de março de 2009

O Contador de Histórias

Existem três tipos de palestrantes. Os alvoroçados, que tentam ganhar com piadas, gestos e aos gritos a platéia. Os técnicos, que ao burocratizarem demais suas exposições provocam sono nos expectadores. E há também aqueles que combinam um pouco de cada um, são contadores de causos natos e com serenidade conquistam o público. Gilclér Regina, administrador e consultor de empresas, pertence a essa última classe. E em se tratando de palestras motivacionais, dois critérios definem seu sucesso. O primeiro é a proporção de gente que fica ligada durante a explanação. E o segundo e principal: a assimilação do conteúdo oferecido. E nestes dois pontos, Regina – como ele autoriza ser chamado - está bem. Em sua fala de uma hora e meia, ontem à noite, no Colégio Pastor Dohms, nenhum cochilo foi verificado. Já em relação a quanto seus ensinamentos ajudarão vai depender de cada um.

Regina veio a convite da ACIC, numa escolha de palestra acertada pelo seu presidente Edson Lessa. No encontro, o paranaense atacou os efeitos da crise na autoestima dos profissionais, pregou o “movimento constante”, fez comparações, brincou e contou muitas, muitas histórias.

Fato que chamou a atenção daqueles que usaram 90 % da capacidade do auditório do Dohms foi a semelhança de Gilclér com o ministro da Justiça, Tarso Genro. Sobre isso ele mesmo acusa. Agora já nem me importo mais; nos aeroportos, se tiver que dar um autógrafo por ele eu dou sem problema”, brincou o também escritor, que atravessa o país conversando, ensinando e contando histórias. Semelhanças fisionômicas à parte, algo na palestra de Regina reme a Forrest Gump – o contador de histórias, filme que valeu a Tom Hanks o Oscar de melhor ator em 1995. Está ai, noves fora o físico, Regina está mais para Hanks do que para Genro. Bem mais.

3 comentários:

  1. Atentado fere e tenta calar Marcos Valério

    É grave, mas muito grave, a denúncia do publicitário Marcos Valério, um dos principais arquitetos financeiros do Mensalão, revelada nesta terça-feira a noite no site novojornal.net, segundo a qual só não foi assassinado na recente prisão de 98 dias na Penitenciária do Tremembé, em São Paulo, porque “comprou” a proteção do Primeiro Comando da Capital, o PCC.

    . Marcos Valério, que obedecia instruções do ex-tesoureiro do PT e também do ex-presidente do PT, Delúbio Soares e Zé Dirceu, ambos denunciados com ele como quadrilheiro ao STF, teve a cela invadida por quatro vezes seguidas, foi espancado, esfaqueado e acabou sem os dentes. O crime foi político. Valério não foi protegido em momento algum por seus carcereiros e tampouco os atentados de que foi vítima resultaram investigados. O que queriam seus agressores ? “Um DVD capaz de abalar os alicerces da república”, no dizer do próprio Marcos Valério.

    . Não importa a qualidade dos crimes cometidos pelo publicitário, mas está fora de dúvidas a existência de uma articulação criminosa destinada a queimar arquivos, o que inclui o assassinato de Marcos Valério.

    . Isto tudo está sendo feito nas barbas de todo mundo. Como no caso do maltrapilho atacado a pauladas sob uma das pontes da avenida Ipiranga, em Porto Alegre, a platéia assiste tudo com resignação bovina.

    - A impunidade subjacente às omissões do governo Lula diante de crimes odientos como os do Mensalão, da Operação Satiagraha, do MST e dos Grampos, sem considerar os demais assaltos ao dinheiro público, estão por trás da devassidão moral e ética que conspiram contra a sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Luciana Genro proclama: “Agora, temos quem nos vingue”

    A deputada Luciana Genro, do PSOL, cujo mandato está nas mãos da Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, onde responde por denunciação caluniosa no RS, não preza nem um pouco os chamados “valores burgueses”, a menos que estes possam ser usados em seu favor.
    Isto inclui o império do mal, no caso os Estados Unidos.

    . Aí vão dois episódios recentes:

    1) Genro ajudou a invadir e depredar o plenário da Assembléia do RS, que depois veio a usar como deputada.

    2) No episódio das torres gêmeas, Genro subiu na mesa, ergueu os braços e clamou: “Agora, temos quem nos vingue”.

    . O editor tem provas do que informa.

    - Por falta de provas no caso da denunciação caluniosa contra Yeda, empresários gaúchos e o PSDB, a deputada Luciana Genro e o vereador Pedro Ruas estão agora ameaçados de cassação, a menos que recebam a ajuda necessária do vice-governador Paulo Feijó.

    ResponderExcluir
  3. Quarta-feira, 11 de Março de 2009
    Pavan começou a desmoralizar a Assembléia do RS

    Antes do que se esperava, o deputado Ivar Pavan, do PT, presidente da Assembléia do RS, demonstra que não tem condições de ocupar o cargo. É que Pavan há dois dias comporta-se como chefe de um Partido, o PT, e não como chefe de um dos Poderes da República no Estado. Ele está desmoralizando o Poder Legislativo.

    1) na terça-feira, Pavan foi inflexível no horário e constatando que o governo não tinha 28 deputados em plenário, encerrou a reunião sem dar mais do que dois minutos para que os retardários conseguissem chegar a tempo, o que é um procedimento inédito na Assembléia.

    2) nesta quarta-feira, além de garantir uma questão de ordem a um deputado que se declarou ausente - embora presente -, o deputado Adão Villaverde, do PT, registrou que novamente não havia quorum e encerrou a sessão.

    . Nos dois dias, Pavan operou em favor do seu Partido, o PT, contra a maioria. Os deputados registraram tudo e na ocasião oportuna cobrarão a mesma higidez do presidente.

    - O novo presidente da Assembléia também parece disposto a desmoralizar as sessões plenárias, transformando-as em reuniões de indecentes,

    ResponderExcluir

Leg