segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Lula acaricia prefeitos de olho em 2010

Ernesto Molon embarcou às 20h desta segunda-feira rumo ao Distrito Federal. O prefeito de Camaquã participa de um encontro nacional de prefeitos, que ocorre entre esta terça e quarta-feira. Um dos pontos altos deste evento, promovido pelo governo federal, será a participação nele do presidente Lula. Aos prefeitos, o petista irá anunciar um pacote de benefícios e investimentos. Um deles, inclusive já foi antecipado hoje pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio (foto), que também coordena o encontro. Através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o governo federal vai injetar R$ 980 milhões nos municípios compare máquinas pesadas.
O carinho de Lula aos prefeitos, permanentes críticos (com razão) da gigantesca desproporção do fatiamento do bolo tributário, tem embutido nele três motivos políticos estratégicos:

1. Lula e o governo sabem que são nos municípios que se gasta ou se deixa de gastar. E as prefeituras, na maioria das vezes as mais importantes empresas municipais, tem em torno de si um enorme poder de consumo. Municípios afundados significam todo o resto afundado.

2. Na véspera de ano eleitoral, Lula chama para o lado do governo e de sua pupila Dilma Rousseff, importantes cabos eleitorais. E a liberação de recursos continua sendo a maneira mais eficaz de engrossar as fileiras de apoio.

3. Ao investir R$ 300 mil reais no evento, o governo petista também pretende esvaziar a Marcha dos Prefeitos, que ocorre todos os meses de março.

Com a gente já sabe, nada é de graça. (foto: José Cruz/ABr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg