sábado, 24 de janeiro de 2009

Crioulistas fazem homenagem a Fausto Crespo


Como parte da programação da classificatória local, deste final de semana, o Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos de Camaquã (NCCCC) prestou, neste sábado, homenagem ao um dos maiores incentivadores de sua criação. O leiloeiro, agropecuarista e vereador Fausto Centeno Crespo, morto em 2001 aos 72 anos, ganhou uma placa em frente à sede da entidade, no Sindicato Rural, além de emprestar, a partir de agora, seu nome às provas classificatórias camaquenses ao Freio de Ouro. Presentes no ato, realizado pouco depois do meio-dia, no parque Dorval Ribeiro, estiveram cinco dos seis filhos de Crespo. Falando em nome dos irmãos, Roberto, um dos julgadores da classificatória, se emocionou ao agradecer a lembrança. “É um orgulho estar julgando uma prova que se denomina o nome do meu pai; tenho a certeza que desde que comecei a julgar aqui, ele está ao meu lado, me ajudando”, disse Roberto Crespo, ao lado dos irmãos Alexandre, Fábio, Mauro e Ricardo.
Mestre de cerimônia da solenidade, o diretor do Núcleo Luis Mário Azambuja recordou a ligação que Fausto Crespo teve com o grupo. “Foi lá, na Prova da Fazenda Figueirinha que tudo começou e ele ajudou em tudo que podia”, lembrou Azambuja, se referindo aos primeiros Aprontes locais ao Freio realizados na propriedade do leiloeiro, na localidade de Pacheca. Esses eventos foram os embriões das classificatórias promovidas hoje.
O secretário estadual de Agricultura, João Carlos Machado, o prefeito Ernesto Molon e o presidente da ABCCC (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos), Roberto Davis, também participaram da solenidade.
Outro que não conteve a emoção foi o presidente do Núcleo, Paulo Griebler, que pela segunda vez responde pela presidência da entidade. “Só quem vive isso sabe do que estou falando”, disse Paulinho ao fazer um resumo da trajetória de vinte anos do Núcleo camaquense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg