terça-feira, 3 de janeiro de 2017

CADEIAS ESCANCARAM QUE TIPO DE NAÇÃO SOMOS

Ainda vai chegar o dia em que PCC ou CV serão oficializados também como partidos políticos. E sim, terão candidatos. Que vergonha!

 O Poder Público que se vangloria de tanta coisa, como mandar tropas para o Haiti para dar uma de bacana para o mundo, ou emprestar dinheiro público para obras de outros países, e que possui mais de 100 embaixadas e consulados em todos os continentes, perdeu o controle das suas cadeias. 


Que vergonha a polícia amazonense ser obrigada a ter que tirar mais de 50 cadáveres aos pedaços de dentro duma cadeia. Áh, a responsabilidade das cadeias cabe aos estados, é? Sim, as mesmas federações que estão quebradas e sequer conseguem pagar os seus servidores (da segurança, inclusive)? Para o inferno a divisão constitucional de atribuições. Essa vergonha de Manaus é da República brasileira e tem as digitais de muita gente, que se vangloria em dizer defender o interesse público.  


O Brasil está perdendo para a marginália, que agora se organiza também em siglas e podem, como já aconteceu, gerar o caos onde quiserem. O Poder Público brasileiro (todo sim) é refém dessa gente. E pior, os brasileiros. 


O  Brasil não tem competência de construir presídios e controlá-los. Vide o Presídio Central: há quantos anos ouvimos que ele será reconstruído ou implodido para dar lugar a uma penitenciária de verdade? 


O Brasil não tem competência para zelar pelo cidadão que está na rua, como essa professora gaúcha morta em Florianópolis porque cometeu a "grave" falha de errar o caminho. E também não possui firmeza e moral para corrigir aquele que não pode estar nas ruas. 


Admitamos o nosso fracasso. O nosso rotundo fracasso. Sempre fui esperançoso, sempre entusiasta de uma nação melhorada. Mas vendo o o que aconteceu em  Manaus - e o que vem acontecendo toda semana nas cadeias e ruas brasileiras estou chegando a uma constatação que digo, não queria chegar: se o Brasil tivesse que dar certo já teria dado. 


Por Alex Soares 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg