segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Adubo é a causa do mau cheiro

O mau cheiro verificado em vários bairros e também na área central de Camaquã, nesta segunda-feira (7), tem como causa o uso de adubo orgânico à base de dejetos aviários. A chamada “cama de frango ou cama de aviário” é uma adubação utilizada para preparação de solo nos sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e também para lavoura de soja.

Nesta segunda-feira, este repórter conversou com técnicos e produtores. Um deles, recentemente, usou este mesmo tipo de fertilizante numa propriedade distante 15 km da cidade e o odor era exatamente o mesmo. Ou seja, horrível. No caso desta segunda-feira, a lavoura está pouco mais de 1 km distante da BR 116. A combinação do calor (que fermentou o composto) com o vento vindo da direção da lagoa atingiu em cheio a cidade. Por isso que os moradores dos bairros mais próximos da rodovia foram os que mais sentiram.   

Esse composto, inclusive é produzido em Cristal, na unidade de uma empresa cuja matriz é em Lajeado.

“Nunca, em muitos anos de trabalho, aplicamos nada que tivesse cheiro parecido”, disse a este blog um experiente piloto agrícola, que classificou como “irresponsável” o boato relacionando o mau cheiro ao trabalho de aplicação dos aviões”.  


Um comentário:

  1. O tal "experiente" piloto disse que nunca viu isso acontecer, talvês em outra cidade mas em Camaquã já aconteceu sim e não é boato é fato, para quem tem memória curta não lembra. Irresponsável é utilizar um produto, saber que está infestando a cidade e ficar quieto, esperando que alguém descubra. E administração da cidade fica na sobra do problema como sempre.

    ResponderExcluir

Leg