terça-feira, 26 de abril de 2016

DEPOIS DO VENDAVAL

 Por  Nelson Egon Geiger/Advogado 
_________

Já vi esse filme. Na década de 50. Estrelado por John Wayne e Mauren O’Hara. Contava problemas de clãs do início do século XX na Irlanda. Mas, aqui e agora, vou comentar sobre o vendaval político que teve todos os holofotes da semana e terminou domingo à noite.

            Sou favorável ao “impeachment”. A Presidente cometeu crimes de responsabilidade sim. Feriu as Leis 8.429, de 02.06.1992, que trata da improbidade administrativa e a Lei Complementar 101, de 05.05.2000, que tatá da responsabilidade fiscal e orçamentária. Disso não existem dúvidas. A insistência da defesa da Presidente, efetuada pelo competente orador que é o ex Ministro da Justiça e atual titular da AGU, José Eduardo Cardoso é frágil. Porque, tendo havido modificações no orçamento com base em previsão de arrecadação (que terminou em ser menor) apenas por Decreto, sem o Legislativo concordar (que dizer, sem lei), é crime de responsabilidade sim. Certos os denunciantes Hélio Bicudo (ex PT) e Miguel Reale Jr:

            De imediato o “impeachment” não resolve o problema da falência pública. O País está quebrado e a nação desprotegida economicamente graças ao PT e sua gente. Embora se saiba que existem muitos corruptos ainda soltos. A começar pelos Presidentes da Câmara e do Senado. Mas o que se espera é que esses deixem os cargos e se possa fazer um grande pacto nacional para recuperar o Brasil.

            Quando Collor de Mello sofreu “impeachment” seu vice, que não era lá uma grande sumidade, estando mais para político sem grandes dotes de cultura e de visão administrativa, Itamar Franco, culminou em montar um Governo de coalizão, com apoio de toda sociedade e classe empresarial, criando o Plano Real. Que até hoje salvou nossa economia.

            É o que precisamos. Embora Temmer não seja lá um gênio, sem dúvidas tem mais preparo que Itamar. E mais: tem origem profissional no Ministério Público o que já é um bom indício. Toda nação precisa e espera que se comece já uma recuperação do Brasil.


            
     E por falar em recuperação, está ficando difícil ao ex Presidente Lula, (que nada sabia do mensalão; que não tem sítio nenhum em Atibaia; que não é dono do triplex), explicar para a Polícia Federal as planilhas encontradas na documentação da empreiteira Andrade Gutierrez com pagamentos para ele, entre 2010 e 2014, de mais de 3,6 milhões de reais (ZH do dia 19, pág. 17). Pagamentos em nome da empresa LILIS (de palestras) e o Instituto que leva seu nome. Esperamos que o vendaval que assolou Brasília nos últimos dias, agora se concentre na operação LAVA JATO para desmascarar os corruptos. Seja lá quem for. E descobrir quem mandou matar o Prefeito de Santo André, Celso Daniel. Passando a punir os responsáveis. Não é verdade?

2 comentários:

Leg