quarta-feira, 16 de março de 2016

ELEIÇÕES CAMAQUENSES: DILEMAS E OPÇÕES

Qual o caminho que a maioria dos camaquenses tomará em outubro para definir a sucessão política municipal? De um lado um grupo que já comanda a administração há 16 longos anos e que há horas vem acusando fadiga, com desempenho que vem se mostrando abaixo da demanda popular.  De outro, uma turma que quase venceu as últimas eleições, mas cujo partido, nacionalmente, se enlameou num pântano de escândalos, sobretudo nestes últimos quatro anos. 

Apostará na proposta do fazer o que pode, dentro da legalidade e do previsível, ou optará pela propagada revolução administrativa, cujos métodos são desconhecidos?  

O fato é que PP e PT chegam ao ano eleitoral, depois de protagonizarem a apertada disputa em 2012, bem menos fortes. O que forma um terreno fértil para uma terceira via se criar. Representam este grupo PSB e PSDB. Beto Gril e Ivo Ferreira têm no desgaste alheio um trunfo. Contra, porém, não há ainda o anúncio de um apoio partidário importante. Quem tiver uma melhor capacidade para selar alianças, larga com vantagem. Se poderão ir juntos? Nada é impossível, mas neste momento, as chances são mínimas. 

***
TRABALHISTAS


O presidente da Câmara de Vereadores, Marco Aurélio Pereira (PTB) recebeu, na tarde da última quinta-feira (10) a visita do deputado estadual Marcelo Moraes, também trabalhista.

Moraes apresentou duas emendas parlamentares, que já estão aprovadas,  as quais beneficiarão Camaquã. Uma de R$ 100 mil, para a Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), e  outra de R$ 295 mil para serem destinados ao setor de agricultura municipal.

Acompanharam a visita o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Edmundo Peter e o empresário Edson Kramer.


***
INTERIOR
Edmundo Peter engrossará a lista de candidatos petebistas à Câmara de Vereadores. O petebista terá fortes concorrentes na disputa pelo voto dos agricultores. A mais forte dela vem do próprio Sindicato dos Trabalhadores Rurais: a ex-vereadora Carminha Nunes, agora no PMDB.

***
INDIGNAÇÃO
Vereador Fulvio Lessa(DEM) destaca a representatividade do protesto de domingo, em Camaquã. “Trabalhadores de todas as categorias, empresários, professores e por ai vai..”. Surpreso com a adesão, Fulvio diz que passou o final de domingo com a alma lavada pelo fato de os camaqüenses terem se integrado à indignação nacional.

***
COMUNIDADE NEGRA
A Secretaria da Cultura e Turismo de Camaquã lança nesta quinta-feira (17), às , às 19h, no Forte Zeca Netto, o livro “PRESENÇA NEGRA EM CAMAQUÃ/RS: IDENTIDADE, CULTURA E RESISTÊNCIA”. A obra faz parte do projeto de pesquisa e registro da história da comunidade negra de Camaquã, iniciado em 2005 e retomado em 2015.

***
RETORNO
Está de volta a Camaquã o casal Arcíbio Gouvêia e Landra Sodré aos poucos estão voltando ao convívio político. Filiado ao PDT, Arcíbio tentará mais uma vez buscar uma vaga na Câmara de vereadores. Além da força da ex-primeira dama, Arcíbio já tem o irmão Atacílio Fortunato, amigo dos tempos das casas velhas, como cabo eleitoral.   



.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg