terça-feira, 22 de março de 2016

DEPOIS DE MINISTRA ABRIR GUERRA AO TABACO NINGUÉM DO GOVERNO PARTICIPA DA ABERTURA DA EXPOAGRO

Com a presença do governador José Ivo Sartori foi aberta, na manhã desta segunda-feira (21), a edição 2016 da Expoagro Afubra.  O evento deste ano que homenageia e busca incentivar o cultivo da erva mate como alternativa de renda no campo. Outra cultura que recebeu destaque no primeiro dia de feira foi a  olivicultura, com um seminário que apresentou e debateu o Programa Estadual  de Olivicultura, com a participação do secretário Ernani Polo, da Agricultura Estadual.  

Nas ruas e quadras do parque de Rincão Del Rey um espetáculo de organização e tecnologia. Ao longo dos 35 hectares, lavouras demonstrativas das mais variadas culturas como as de milho, soja, hortaliças, leguminosas e outras espécies vegetais. A produção animal também está sendo protagonista da programação, mais especialmente a produção leiteira, que é tema de palestras e encontros técnicos promovidos por instituições.

Enquanto os expositores recebiam os primeiros produtores rurais em seus estandes, na abertura oficial da Expoagro repercutia ainda, mês o que veladamente, as declarações da ministra Kátia Abreu, dadas na semana passada, quando ela condenou a cadeia produtiva do tabaco. Sem citar o nome da peemedebista, a maioria dos discursos teve referências implícitas ao posicionamento dela.  Com a exceção do novo superintendente do Ministério da Agricultura do RS Luciano Maronezi, nenhuma autoridade se deslocou de Brasília.

O presidente da Afubra, Benício Verner trocou o tempo que tinha para o seu discurso para homenagear os diretores e funcionários que se dedicam ao longo do ano na organização da Expoagro. Após ser chamado ao palco, o grupo foi demoradamente aplaudido pelos convidados. 
Num discurso de dezessete minutos, José Ivo Sartori exaltou as virtudes produtivas da agropecuária gaúcha, comentou sobre a evolução da negociação da dívida do Estado com o Ministério da Fazenda, e falou sobre a postura adotada pelo seu governo para combater a crise financeira, baseada no enxugamento das contas.  
  
PRECONCEITO E SUPERAÇÃO
Já a senadora Ana Amélia Lemos, ao mencionar os 61 anos da Afubra, completados nesta segunda-feira, enalteceu a perseverança dos seus diretores e colaboradores, que “com muito esforço passam por cima do preconceito, da má vontade de muitos e da falta de compressão com que aqui se faz e permanece em pé”, disse.  A senadora pepista também mencionou a questão do seguro rural, comparado a situação dos produtores de uva, prejudicados pelo não pagamento de R$ 12 milhões da parte do governo com o seguro granizo da Afubra, que está quitando R$ 123 milhões do seguro granizo dos seus filiados, prejudicados pela meteorologia no ano passado.  

Após a abertura, o presidente da Afubra, Benício Verner e o governador José Ivo Sartori visitaram alguns estandes da Expoagro. Várias lideranças e autoridades participaram da abertura oficial, acompanhada pelo Conexão Rural.


(Por Alex Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg