terça-feira, 8 de dezembro de 2015

UM MAR DE LAMA



Por Nelson Egon Geiger
Advogado

E agora? Até o líder do “governicho” do PT no Senado foi preso. Em rápida e secreta operação. Ao iniciar sua manhã, no hotel onde reside em Brasília, o Senador Delcídio Amaral, do PT do Mato Grosso do Sul, e líder do Governo foi detido pela Polícia Federal.



            Ao mesmo tempo preso no Rio de Janeiro seu amigo banqueiro, André Esteves. Seu advogado, logo que chegou de viajem, no aeroporto de São Paulo. E seu chefe de gabinete. O herói: um jovem ator, filho de Nestor Serveró, este já preso e condenado, antigo diretor da Petrobrás. O jovem desiludido com as safadas idéias do Senador em relação ao seu pai teve a esperteza de gravar a conversa. Na qual o desavergonhado Senador petista até mesmo insistiu em sua influência perante Ministros do STF.

            A influência era falsa. O insuspeito Ministro Teori Zavascki ao tomar conhecimento de que seu nome estava sendo usado como possivelmente influenciável para tramóias com Nestor, via Delcídio, irritou-se. Determinou a prisão do último e seus comparsas. No que teve o apoio total de seus pares, integrantes da Turma na qual está lotado, junto ao STF.

            E o que é pior. A despeito das manobras de outro agora investigado, e já bastante tarde, Renan Calheiros, Presidente do Senado e integrante da ala podre do PMDB (AL), a votação foi em aberto. Aprovada por forte escore de 52 x 19. Depois o Senado endossou a prisão do famigerado Senador petista por vitória maior ainda: 59 x 13.

            Daí o nome deste despretensioso artigo: “UM MAR DE LAMA”. Sem referência à tragédia de Diamantina, em Minas Gerais que criou um grande rio de lama na movimentação dessa, emanada das barragens lagoais que se romperam e formaram um caldo de lama em direção ao Atlântico, para se jogar no mar, já então no Estado do Espírito Santo.

            Notícias agora (ZH do dia 02, pág. 10) dão conta que o STF autorizou a investigação dos Senadores Renan Calheiros e Jader Barbalho e mais o Deputado Aníbal Gomes, todos do PMDB podre. A autorização vem tardia. Calheiros, como se sabe, é um cara de pau. Já teve investigação em mandato anterior, ao qual renunciou para não ser cassado pela Casa. Depois novamente se elegeu. Não é diferente com Jader, no Pará. Mas são todos aliados dos desgovernos do PT, que vêm desde 2003 assolando o País.

            Enquanto isso, até em nosso pobre Estado, viu-se o Tribunal de Justiça bloquear os bens do ex Governador Tarso Genro, do PT, viu-se o Deputado Basegio, do PDT e agora o Jardel, do PSD, na Assembléia, serem investigados por corrupção dentro do Legislativo. Com apropriação de parte do salário de seus assessores. E, no último caso, até com drogas.

            Ainda falta o Deputado Eduardo Cunha, Presidente da Câmara e do PMDB do Rio de Janeiro. Mas que já está com os dias contados.


Um verdadeiro mar de lama está assolando os Poderes Executivo e Legislativo de nosso Brasil. E tudo se agigantou a partir de 2003. Por enquanto apenas se salva o Poder Judiciário. Não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg