quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA

Por Ana Bede/Fotógrafa
Os relatos constam que a primeira descoberta importante para a fotografia veio com a tal Câmara Obscura, quando Aristóteles, sentado sob uma árvore durante um eclipse solar, observou a imagem do sol se formando no chão e à medida que os raios passavam por entre as folhas, notou que quanto menor era essa passagem, mais nítida se tornava a imagem.
Citações sobre a Câmara Obscura foram encontradas também nos cadernos de anotação de Leonardo da Vinci.
” A luz que entra pelo furo diminuto na parede de uma câmara escura forma, na parede oposta, a imagem invertida do que está fora” – Leonardo da Vinci. Luis Jacques MandéDaguerre em 1837  faz seu primeiro Daguerrótipo, um processo fotográfico que cria uma imagem de grande nitidez, sem uma imagem negativa.


Como o Daguerreótipo exigia um longo tempo de exposição ( acima de 10 minutos) para capturar a imagem, o movimento das pessoas na rua não era registrado. Mas nessa situação, o homem polindo o sapato, o engraxate e os clientes sentados (próximos à esquina) ficaram registrados nesta primeira imagem da rua.

"A pintura está morta a partir de hoje.”–  PaulDelaroche, 1839.
O primeiro Daguerreótipo da lua foi registrado por John Draper, em 1840, com auxílio de um telescópio de 12 polegadas e exposição de 12 minutos.


A primeira Kodak foi criada por  George Eastman em 1888.
Virou febre nacional nos Estados Unidos com seu celebre slogan: ” Aperte o botão, nós faremos o resto


Em 1901 George Eastman fundou a Eastman Kodak Company e populariza a fotografia com sua câmera brownie pelo valor de U$1,00. Simples de usar, a câmera brownie continha um recipiente removível para filme de 15 centavos.


Em 1914, OskarBarnack inventa a primeira câmera portátil de 35mm de precisão.  A Primeira Guerra Mundial acabou atrasando seu desenvolvimento industrial e a Leica só chegou ao mercado em 1925. 


Em 1935 o laboratório da Kodak lança o primeiro filme Kodachrome para slide colorido.  Inicia-se uma nova era na fotografia.



A primeira Canon SLR surgiu em 1959, chamada de Canonflex.



Um mês depois surge a primeira Nikon SLR, com seu modelo Nikon F.



A primeira máquina digital 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg