quinta-feira, 1 de agosto de 2013

QUER VOLTAR OU NEM MESMO SAIU


Nelson Egon Geiger
Advogado
_________________________________
Continuo achando que a Presidente Dilma não devia pedir bênção para seu antecessor. Na verdade a situação atual da administração pública do País decorre de desmandos administrativos dos mandatos de Lula. No primeiro, um Ministro diretamente ligado ao Presidente, posto que Chefe da Casa Civil do Planalto, José Dirceu, chefiando o famigerado caso do “mensalão”. Quando os quadrilheiros envolvidos eram, em sua maioria, vinculados ao PT, partido maior de sustentação do Governo. Entre eles os próprios presidente e tesoureiro da agremiação: José Genoino e Delúbio Soares.

            Ainda no primeiro mandato, surgiu a denúncia feita no Congresso e na imprensa pelo Deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, sobre o esquema de arrecadação de dinheiro para engrossar os cofres do PT e garantir o segundo mandato de Lula.

            O segundo mandato já começou manchado pela dúvida. Aí outro Ministro, que também fora presidente do PT, Antônio Paloci, com o problema de um caseiro que era testa de ferro. E assim por diante.

            Levados à Justiça e condenados, o grupo de Dirceu continua solto, aguardando recursos judiciais. E pior, influenciado no Governo de forma indireta, eis que participando de decisões do partido. A Presidente Dilma sofrendo as conseqüências dos desatinos anteriores. Ao menos em parte por culpa sua, pois buscando conselhos com o ex Presidente, para resolver a crise. E o pior, ainda afirma que “ele não vai voltar porque nunca saiu”.

            Em outras palavras: se ele nunca saiu do governo é porque está mandando. Se ele está mandado, ela não está. Se ele está mandando, é o responsável pela crise atual. Criada no seu passado de administrador.

            Ora, a Senhora Presidente não precisa se amparar com conselhos do grande amigo de Dirceu, Genoino, Paloci e Delúbio. Pois ela é muito mais preparada e tem melhores condições culturais para se ver livre sozinha do grupelho apegado ao Poder. Quando deveria estar alijado completamente.

            Parece que ele quer voltar e a Presidente não está percebendo isso. Que os afagos do mesmo têm apenas o interesse em fazê-lo outra vez candidato.

            Imaginem se ele voltar. Vai trazer a “companheirada” que até hoje não se afastou do Poder, via partido. Imagine-se o bando de Dirceu ser anistiado. Antes mesmo de começar a cumprir a pena. Não se pode comparar esse bando com as pessoas que foram anistiadas depois do Regime Militar e que tinham sido condenadas por aquele. Primeiro porque era um Governo discricionário. Segundo porque foram condenações por motivos ideológicos. A turma do mensalão são criminosos comuns. Julgados em plena democracia. Maquiaram o erário não por ideologia. Mas por interesse monetário direto. Por isso, o melhor é que ele nunca mais volte.


Publicada também no Jornal A Tribuna (Edição de 02 de agosto de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg