segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Camaquã Digital: todas as escolas e serviços municipais públicos agora têm internet

O governo municipal inaugurou, nesta sexta-feira (16), o Projeto denominado “Camaquã Digital” - Rede Física de Telecomunicações para o Tráfego em Ethernet banda larga dos serviços públicos. Com a implantação do sistema, todas as repartições públicas vinculadas ao município e ao estado estão interligadas e possuem acesso rápido à internet. Entre os beneficiados estão os alunos da rede pública municipal de ensino, da cidade e do interior, que passam agora a contar com o serviço nas suas escolas. Os 90 pontos de internet instalados, num investimento de R$ 1,6 milhão, é o resultado de uma parceria entre governo municipal e estadual, através da Secretaria Estadual de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, CEEE e Procergs.
Realizada no Auditório Zilda Maria Azambuja, da Secretaria Municipal da Educação, a solenidade de lançamento teve a participação do prefeito João Carlos Machado, de Gerson Barrey, diretor da área de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação do RS, e do diretor de Transmissão da CEEE, Gilberto Silveira. Everton Hagen, da Procergs, Fábio Lapiches, da empresa Damovo e Luiz Armando Pulgati (CEEE) também estiveram presentes, assim como secretários municipais, diretores e secretários de escolas, lideranças da comunidade, empresários e vereadores. O vereador Ilson Meireles representou a Presidência do legislativo.
Em sua fala, o prefeito de Camaquã agradeceu aos governos Yeda Crusius, por ter lançado a ideia do projeto e ter escolhido Camaquã como uma das cidades beneficiadas, e Tarso Genro, por levá-lo adiante e executá-lo: “Queremos registrar aqui a responsabilidade de todos que se envolveram nesta iniciativa, principalmente por terem tratado desse projeto como uma ação de Estado e não de governo”, salientou, ao comentar que a implantação do sistema gerará aquilo que mais se busca na administração pública: “economia e eficiência”. Ao agradecer também ao seu antecessor Ernesto Molon e sua equipe por terem iniciado as tratativas, João Carlos falou da abrangência e do alcance do projeto, citando os exemplos das escolas das localidades da Bandeirinha e da Ilha Santo Antônio, cujos professores e alunos agora terão acesso à comunicação e tecnologia.
A ideia, lançada em 2009 com o nome de Cidades Digitais, foi transformada em projeto piloto para ser concebido em outras duas cidades, além de Camaquã: Candiota e Piratini. Posteriormente, reuniões foram intensificadas, nas quais se elencaram quantidade e locais de pontos de instalação, e tratados detalhes como as contrapartidas e exigências para assinatura do convênio. Em 2011, a comissão executiva, composta por representantes estaduais e municipais, deu encaminhamento ao processo licitatório, vencido pela empresa Damovo do Brasil, que executou o serviço.  
Bolos ingleses para agradecer
Ao tomar posse, em janeiro deste ano, o prefeito João Carlos incumbiu o secretário municipal da Fazenda, Valter Luis de Barros a responsabilidade de acompanhar o projeto até a sua conclusão. A primeira medida de Barros foi manter o servidor da Secretaria da Educação, Lizano  Cardozo, como responsável técnico do projeto. Em abril, com a conclusão da implantação da rede de fibras óticas de Camaquã, começou então a instalação dos rádios (wireless), dos servidores e dos demais componentes da rede e a conclusão da sua parte estrutural.
Nesta sexta-feira, após o ato de lançamento do projeto, os representantes dos órgãos envolvidos comemoraram a conclusão do trabalho com um almoço. No início da tarde, foram visitar a Escola Miguel Lopes de Almeida, na localidade do Banhado do Colégio, onde os alunos já utilizam o serviço. Na despedida, receberam bolos ingleses com cartões de agradecimento, preparados pelas mães dos alunos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg