segunda-feira, 22 de julho de 2013

O ARTIGO DE LULA NO NYT

Por Nelson Egon Geiger
Advogado
_______________________
O PT precisa se renovar segundo o ex Presidente Lula em seu artigo mensal publicado no jornal de maior circulação no Mundo: o New York Times. Já escrevi aqui que, quem nem sabe direito o português não vejo como pode escrever em inglês. Mas ele escreve no famoso diário norte americano.

Segundo consta na ZH do dia 17 (página 06) o entendimento dos analistas políticos difere da pretensão do ex Presidente de que as manifestações ultimamente ocorridas no Brasil são resultado das medidas sociais e econômicas implantadas na última década. Quer dizer, pelo PT. Diz o articulista que essas manifestações não são rejeição à política. Os analistas, segundo a ZH entendem diferentemente.

Em apenas um trecho, dos mencionados na ZH, acho que o ex Presidente escreveu correto: que os protestos apontam para que, além da necessidade de melhora dos serviços públicos, significam vontade “por instituições políticas mais transparentes e claras”.

Pois, exatamente instituições políticas mais transparentes, estão faltando. Mas isso é o que não interessa para a classe política atual vinculada com o Governo Federal. Ocorre que o PT, de cujo ventre saíram os grandes idealizadores do “mensalão”, José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, não demonstra interesse por maior clareza nas instituições políticas. Bem como seus coligados. Incluindo a ala podre do PMDB que citei no artigo anterior.

Evidente que a democracia não pode sobreviver sem partidos. Mas estes têm de mostrar com clareza sua ideologia. Não adianta pregar no programa partidário o combate à corrupção e, depois, na prática utilizar-se exatamente dela para “engordar” os cofres do partido, com vistas a possuírem dinheiro para jogar nas eleições. E assim as vencer.

O que, desde que chegou ao Planalto, exatamente através do articulista do jornal norte americano, o PT vem fazendo. Misturando o poder com o partido; misturando o partido com o governo. E daí tirando as vantagens que Dirceu, Genoino e Soares, souberam tão bem montar em seu favor. De tal sorte que a ex-secretária de Dirceu, quando Deputado Federal, Rosemary Novoa Noronha, apreendeu bem a lição. Para eles o governo é para servir ao partido. Ao exemplo da “nomenklatura” da antiga URSS. Que culminou em liquidar com o comunismo tão admirado pelos citados elementos. Comunismo para os outros; não para eles.

Nessa transparência é que se espera sejam logo levados a cumprir às penas nas quais foram condenados os integrantes do “mensalão”, que Lula “não sabia da existência”. E sejam julgados e condenados Dona Rosemary e seus comparsas. O bom mesmo é que o PT não apenas se renove. Mas que seja renovado no poder. Na União e no Estado. Por outros partidos com idéias sérias e gente honesta. Para que haja transparência e clareza na política. O que, pelo que se viu, não era o interesse do PT

(Publicado originalmente no Jornal Tribuna Centro Sul, edição 19 de julho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg