sexta-feira, 11 de junho de 2010

R$ 4 milhões para pontos de cultura na Costa Doce

Nesta sexta-feira (11), às 14h, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) lançará o edital para a implantação de 16 Pontos de Cultura na região da Costa Doce, compreendendo as regiões Centro-Sul e Sul do Rio Grande do Sul. O investimento será de mais de R$ 4 milhões com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O ato acontecerá no Cidec Sul, no Campus Carreiros da Furg.

Os 16 pontos de cultura poderão ser instalados em qualquer um dos 39 municípios das regiões Centro-Sul e Sul. Os convênios serão realizados diretamente com organizações não-governamentais, que terão a responsabilidade de executar os projetos após a aprovação.

O Rio Grande do Sul foi um dos poucos estados do Brasil a não conveniar com o Ministério da Cultura para o desenvolvimento do projeto Pontos de Cultura, motivo pelo atraso na implantação do projeto. Os pontos existentes hoje, como em Pelotas e em São Lourenço do Sul, funcionam por intermédio da universidade federal e da Prefeitura Municipal, respectivamente.

A ação dos Pontos de Cultura nas regiões Sul e Centro-Sul é uma iniciativa da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce (AD Costa Doce).

Leg