sexta-feira, 14 de maio de 2010

Em roteiro pela Fronteira, Stela Machado se reúne com lideranças dos dois países


A presidente da AD Costa Doce, teve duas reuniões na tarde da última sexta-feira, 7. A primeira se deu em Santa Vitória do Palmar, com integrantes da diretoria da Comissão Binacional de Turismo - os uruguaios Henrique Péres e Ruben Teixeira. O encontro, articulado pelo secretário de Turismo de Santa Vitória do Palmar, Kininho Dorneles, tratou sobre ações conjuntas para o desenvolvimento de parcerias entre as duas entidades com a intenção de promover o turismo nos chamados Campos Neutrais – área de 170 quilômetros na fronteira entre a Reserva do Taim, no Brasil e Punta Del Diablo, no Uruguai.

Péres informou que o novo plano de turismo do Uruguai, a ser apresentado pelo presidente recém empossado, José Mujica, contempla um maior incentivo ao turismo desta região, que tem no seu aspecto histórico um dos principais atrativos. A área, que abrange uma população atual de 400 mil habitantes, passou a ser considerada neutra no que se refere aos combates da época da colonização da América do Sul, entre exploradores portugueses e espanhóis após os Tratados de Tordesilhas (1750) e de Santo Ildefonso (1777). O plano do governo, segundo Péres, prevê investimentos em infraestrutura e divulgação da Região.

Para a presidente da AD Costa, a entidade tem todo interesse em formar novas parcerias. Um dos pontos sugeridos por Stela foi a divulgação dos free shops da fronteira, através da Revista da Costa Doce – publicação patrocinada pela AD, que circula em várias cidades gaúchas. “A proximidade cultural e econômica de nossas cidades é um dos pontos facilitadores para construção conjunta de produtivas parcerias futuras”, destacou Stela Machado.

Stela, que também responde pela Secretaria de Turismo de Tapes, se impressionou com os números apresentados pelo empresário do ramo hoteleiro Ruben Teixeira, em relação à visitação das praias da região no último verão. Somente de uruguaios, a praia do Hermenegildo teve a presença de 18 mil turistas, enquanto a Barra do Chuí foi visitada por mais 11 mil pessoas deste país. A reunião de Santa Vitória foi acompanhada pela secretária-executiva da AD Costa Doce, Simone Porepp e pelo presidente da Associação Promotora de Eventos Culturais de Tapes (APEC), Nelson Pinzon.

Em Chuí, reunião tratou da renovação do convênio
Mais tarde, em Chuí, Stela Machado teve audiência com o prefeito do município, Hamilton Silvério de Lima. Na pauta do encontro, esteve a renovação do convênio entre a AD Costa Doce e a prefeitura. “O interesse de manter esse convênio é todo nosso, já que o trabalho institucional da agência (AD) vem trazendo inúmeras vantagens para o nosso e para todos os municípios associados”, disse Silvério, cujo município que comanda também foi beneficiado pelo projeto de Sinalização Turística, articulado pela AD Costa Doce e que assinado na mesma sexta-feira, em Santa Vitória do Palmar.

Em Chuí, Stela Machado também foi recebida na Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, pelo titular da pasta Idilberto Chagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg