segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Não podemos falhar

Recebo com imensa tristeza informações sobre o Lar Comunitário Nilda de Souza Azambuja. O asilo funciona no fundo do Bairro Viegas e é mantido pelo município. Visitei algumas vezes o local e sempre me chamou atenção a satisfação dos senhores e senhoras com os quais muito conversei. A maioria gente muito carente de tudo, levada para lá para ter um fim menos doloroso, mais digno. Satisfeitos com o que para muitos parece pouco. Para eles tudo. Sim, aquela gente ganhava carinho. E assim, se sentia respeitada.

As informações que me chegam apontam para negligência dos atuais administradores e dificuldades extremas dos próprios funcionários que ali trabalham exercerem suas atividades. Também ouço falar em risco de fechamento, mas não acredito que isso vá ocorrer. Esse é um serviço que deve (e continuará)ser mantido. Nele, se exerce uma das funções primordiais do Estado para com seus cidadãos: a solidariedade.

Ouço falar em brigas entre os assistidos e isso é inconcebível. E também, que a maioria dos funcionários quer ser transferida.

Fica disponível este espaço para os atuais administradores e para a própria Secretaria Municipal de Ação Social, que tutela o Lar, se manifestarem. Não quero acreditar que esta verdadeira instituição, de serviços humanos tão nobres prestados, tenha se transformado nisso que é me passado. E se assim ficou, que a secretária, que o prefeito, enfim, a quem for de competência, que tome uma imediata e enérgica providência.

Os que ali estão pouco têm para sorrir. Além dos motivos pessoais, o tempo é raro. Não podemos falhar com esse pessoal. Não podemos mesmo.

Leg