terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Asfalto: o progresso pede passagem

* Por Marcus Vinícius de Almeida

A primeira década do século XXI chega ao fim apresentando um evidente paradoxo. Vivemos na era da conexão: tecnologia avançada, encurtamento de distâncias e interação entre culturas. Contudo, algumas marcas de atraso seguem nos mostrando uma fotografia do passado. E não é preciso ir longe: ingressamos 2010 com nada menos do que 114 Municípios gaúchos sem ligação asfáltica, amargando acesso de chão batido.

Essa triste realidade, contudo, deverá ser transformada nos próximos anos. A Assembleia Legislativa aprovou a utilização de 70% do Fundo de Equilíbrio Previdenciário para a construção e recuperação da malha rodoviária estadual, referendando proposta acertada do Governo do Estado. Ao todo, serão cerca de R$ 700 milhões destinados a obras de asfaltamento – valor que deve acabar ou diminuir consideravelmente o déficit de acesso asfáltico no interior do Estado.

"Ao corrigir essa distorção, estamos garantindo a inclusão de nossos Municípios do interior em um contexto de maior qualidade de vida e de desenvolvimento humano"

Trata-se de uma conquista histórica dos Municípios gaúchos, bem como do coroamento de um trabalho para o qual a Famurs vinha se dedicando ao longo dos últimos anos. Em 2005, a propósito, a Federação criou a Comissão dos Municípios Sem Asfalto, responsável por garantir que todas as comunidades gaúchas sejam contempladas com estradas de qualidade. Durante o último período reforçamos politicamente essa causa.

Todo esse empenho traz consequências muito positivas tanto para a população dessas cidades quanto para as finanças gaúchas. A partir da estruturação do acesso asfáltico, os Municípios estarão aptos a fomentar seus potenciais de indústria, comércio e serviços, escoando mais efetivamente a produção.

Uma boa estrutura de asfalto é um direito tão básico dos cidadãos que, na maioria das vezes, não o valorizamos da maneira correta. Ao corrigir essa distorção, estamos garantindo a inclusão de nossos Municípios do interior em um contexto de maior qualidade de vida e de desenvolvimento humano. Vamos vigiar para que as obras avancem a contento. Esse, afinal, é um dos principais desejos das comunidades gaúchas para 2010.

*Presidente da FAMURS e prefeito de Sentinela do Sul

Leg